Quais são as 5 regras mais importantes do inglês?

Se você começou a aprender inglês recentemente, provavelmente já deve ter percebido que assim como português, o idioma possui diversas regras gramaticais, não é mesmo? A grande diferença é que elas são bem mais simples e de certa maneira mais práticas de assimilar, o que torna o aprendizado mais fluído e até mesmo mais divertido.

Apesar disso, existem algumas regras que precisam ser dominadas para que você saiba se comunicar com outras pessoas e consiga ser compreendido no idioma. Quer saber quais são as regras do inglês mais importantes?

Neste artigo, vamos listar 5 regras principais e outras não menos importantes, explicando como usá-las corretamente. Se você quer acertar na gramática, continue a leitura e confira as melhores dicas para evoluir nos estudos. Vamos lá?

Quais são as regras do inglês? 5 regras básicas para o seu dia a dia.

Abaixo, listamos as 5 regras mais importantes do inglês para que você consiga ler, escrever e pronunciar expressões básicas do idioma no dia a dia. Veja!

1. Frases com sujeito oculto

No inglês, não existe a possibilidade de omitir o sujeito da frase, como fazemos no português. Dessa forma, não podemos dizer apenas "Estou bem", mas devemos falar "I am fine". Isso significa que o sujeito sempre deve estar presente, mesmo que seja um pronome pessoal, como I, you, he, she, it, we, they.

2. Verbos regulares e irregulares

Se você quer saber quais são as regras principais do inglês, precisa estar atento a esta: os verbos irregulares e regulares não seguem a mesma regra de formação no passado e no particípio.

Os verbos regulares em inglês são acrescidos de -ed ao final do verbo no infinitivo. Sendo assim, "walk" (andar) vira "walked" no passado e no particípio.

Os verbos irregulares, porém, não seguem essa regra e devem ser memorizados, pois mudam de forma de acordo com o tempo verbal. Por exemplo: "go" (ir) vira "went" no passado e "gone" no particípio.

Existem muitos verbos irregulares em inglês e é importante conhecê-los para usar corretamente os tempos verbais. Por isso, neste artigo trazemos os principais verbos irregulares e suas conjugações para facilitar o dia a dia de quem está aprendendo inglês. Confira!

3. Inversão da posição de substantivos e adjetivos

Outra regra de inglês importante para o domínio do idioma é a posição que os substantivos e adjetivos ocupam em uma frase.

No inglês, os adjetivos geralmente vêm antes dos substantivos que eles modificam, ao contrário do português. Nesse contexto, não dizemos "a car blue", mas sim "a blue car" (um carro azul). Essa regra também vale para os adjetivos possessivos, como my, your, his, her etc. Por exemplo, não dizemos "a book my", mas sim "my book" (meu livro).

4. Plural de substantivos

Ainda em dúvida sobre quais são as regras do inglês? Outra não menos importante diz respeito à formação do plural dos substantivos. A regra geral diz que para formar o plural de substantivos em inglês, é preciso acrescentar -s ao final do substantivo. Por exemplo, cat (gato) vira cats (gatos).

Mas, como toda regra tem sua exceção, existem algumas observações para ficarmos atentos:

  • Substantivos terminados em -s, -ss, -sh, -ch, -x ou -z, devem receber -es ao final. Por exemplo, bus (ônibus) vira buses (ônibus).

  • Quando o substantivo terminar em -y precedido de consoante, trocamos o -y por -ies. Por exemplo, baby (bebê) vira babies (bebês), enquanto "city" (cidade) vira "cities" (cidades).

  • Se o substantivo terminar em -f ou -fe, devemos trocar o -f ou -fe por -ves. Por exemplo, knife (faca) vira knives (facas).

Além dos exemplos citados anteriormente, saber quais são as regras do inglês também inclui compreender que alguns substantivos têm formas irregulares no plural e devem ser memorizados.

É o caso, por exemplo, do substantivo man (homem), que vira men (homens), do substantivo woman (mulher), que vira women no plural (mulheres) e do substantivo child (criança), que vira children (crianças).

5. Diferença entre its (abreviação de it is) e it’s (pronome possessivo)

Para finalizar a nossa lista básica de quais são as regras do inglês mais importantes para o dia a dia, temos ainda a diferença entre its e it’s. Essa, aliás, é uma regra que causa confusão até mesmo em falantes mais experientes, mas que precisa ser entendida e até memorizada para formar frases corretas e compreensíveis por outras pessoas.

Na prática, funciona assim: o pronome possessivo é formado com um apóstrofo seguido de um s ('s), enquanto a abreviação de isto é (it is – its) não leva apóstrofo. Simples, né? Mas vamos a alguns exemplos:

  • The dog's tail is wagging. (O rabo do cachorro está balançando.) Neste caso, usamos 's para indicar que o rabo pertence ao cachorro.

  • The dog lost its collar. (O cachorro perdeu a coleira.) Neste caso, usamos its para indicar que a coleira era do cachorro.

Bônus: mais 5 regras do inglês para dominar a gramática de uma vez por todas

Gostou de saber quais são as regras do inglês? Então vai adorar saber que além das 5 anteriores, que são as mais importantes, existem outras que você também deve dominar para se tornar fluente no idioma. Veja algumas delas:

1. To vs Too

Em princípio, to é usado para indicar destino, finalidade ou infinitivo dos verbos. Por exemplo:

  • I'm going to the mall. (Eu estou indo ao shopping.);

  • I need to study. (Eu preciso estudar.)

Já o too é usado para indicar também ou excesso:

  • I like pizza too. (Eu também gosto de pizza.);

  • It's too hot today. (Está muito quente hoje.).

2. Quando usar will ou going to?

E como é impossível saber quais são as regras do inglês mais importantes sem saber quando usar will ou going to, vamos à explicação. Will é usado para expressar uma decisão ou promessa feita no momento da fala, uma previsão baseada em opinião ou um pedido. Veja os exemplos a seguir:

  • I will help you with your homework. (Eu vou te ajudar com sua lição de casa.);

  • I think it will rain tomorrow. (Eu acho que vai chover amanhã.).

Por outro lado, going to é usado para expressar uma intenção ou plano já feito, uma previsão baseada em evidência ou uma ameaça. Por exemplo:

  • I'm going to travel next week. (Eu vou viajar na próxima semana.);

  • Look at those clouds. It's going to rain. (Olhe para aquelas nuvens. Vai chover.).

3. O uso das preposições in, on, at (tempo)

Um dos usos das preposições in, on e at é para indicar tempo em inglês, mas cada uma delas tem um uso diferente.

In é usado para indicar meses, anos, estações, séculos e partes do dia. Por exemplo:

  • I was born in July. (Eu nasci em julho.);

  • She graduated in 2010. (Ela se formou em 2010.);

  • It's cold in winter. (Está frio no inverno.);

  • He lived in the 19th century. (Ele viveu no século 19.).

Já a preposição on é usada para indicar dias da semana, datas e feriados, como por exemplo:

  • I have a meeting on Monday. (Eu tenho uma reunião na segunda-feira.);

  • My birthday is on June 15th. (Meu aniversário é no dia 15 de junho.);

  • We celebrate Christmas on December 25th. (Nós celebramos o Natal no dia 25 de dezembro.).

A preposição at, por sua vez, é usada para indicar horas, períodos específicos do dia e feriados sem data fixa. Veja:

  • The class starts at 9 a.m. (A aula começa às 9 horas da manhã.);

  • We have lunch at noon. (Nós almoçamos ao meio-dia.);

  • She travels at Easter. (Ela viaja na Páscoa.).

4. Expressões idiomáticas em inglês

Se você está interessado em aprender quais são as regras do inglês, então precisa conhecer as expressões idiomáticas, frases com um significado diferente do literal e que são muito usadas pelos falantes nativos do idioma.

A expressão "it's raining cats and dogs", por exemplo, não significa que está chovendo gatos e cachorros, mas sim que está chovendo muito forte. Além desta, existem muitas outras expressões idiomáticas em inglês e é importante conhecê-las para entender o que as pessoas querem dizer e para se expressar de forma mais natural.

5. Diferença entre your e you’re

Your e you're são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Your é um pronome possessivo que significa "seu" ou "sua". Por exemplo:

  • This is your book (Este é o seu livro);

  • Your name is John (Seu nome é John).

Porém, you're é a contração de you are, que significa "você é" ou "você está". Vejamos alguns exemplos:

  • You're my best friend (Você é meu melhor amigo);

  • You're late for class (Você está atrasado para a aula).

A importância de ter uma boa escola ao seu lado na hora de aprender inglês

Como você pode ver, saber quais são as regras de inglês é essencial para você se comunicar e ser compreendido no idioma.

Por isso, é importante ter uma boa escola ao seu lado na hora de aprender inglês, especialmente quando falamos de regras gramaticais, que podem ser mais complexas.

A EF English Live é a maior escola de inglês online do mundo, com mais de 50 anos de experiência e milhões de alunos satisfeitos. Com a gente, você pode estudar inglês onde e quando quiser, com aulas ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana e acesso a centenas de conteúdos e atividades. Você também conta com o apoio de professores nativos e certificados, que vão orientá-lo e motivá-lo durante todo o seu curso.

Não perca tempo e comece hoje mesmo a aprender inglês com a EF English Live. Faça um teste de nível grátis, escolha o plano que melhor atende às suas necessidades e aprenda quais são as regras de inglês com uma metodologia prática, moderna e interativa. Você vai se surpreender com os resultados!