Verbos de percepção em inglês: pode usar ‘ing’?


Aqui no blog da English Live, nós já mostramos como falar sobre uma ação contínua em inglês, com o present continuous, em que acrescentamos o –ing para conjugar o verbo. Os verbos são responsáveis por indicar a ação da frase, seja ela “to walk” (andar), “to work” (trabalhar) ou “to sing” (cantar), entre tantas outras.

Esses verbos são conhecidos como “dynamic verbs” (verbos dinâmicos), e indicam um período de tempo definido. Com eles, você pode escrever uma frase do tipo:

“They are running around the table now.”
(Eles estão correndo em volta da mesa agora.)
(a frase indica uma ação ocorrendo no tempo presente, no momento da fala, que tem um início e nos pressupõe um final.)

Por outro lado, alguns verbos não funcionam dessa maneira, indicando uma “ação” propriamente, não passam a ideia de movimento ou deslocamento. Esse tipo de verbo é conhecido como “stative verbs” (verbos estáticos ou de percepção). São verbos como “love” (amar), “smell” (cheirar/ter cheiro de), “taste” (sentir o gosto/ter gosto de), “look” (olhar, parecer) e “sound” (soar, parecer) que indicam um estado ou condição existente e em continuidade por um período de tempo.

E o que é importante sobre esse tipo de verbo: eles não costumam ser usados na forma “contínua”, ou seja, com –ing. Isso significa que, em inglês, quando usamos um “stative verb” e ele apenas indica um estado de como as coisas estão, não usamos o verbo na forma contínua.

Então, em vez de dizer “Hmm, this coffee is smelling delicious”, use “Hmm, this coffee smells delicious”(Hmm, o café está com um cheiro delicioso), com o verbo no presente simples.

Entretanto, os “stative verbs” também podem ser usados com –ing, quando o ing faz parte da estrutura para formar o futuro e estamos descrevendo algo com começo, meio e fim. Veja:

I don’t see what you mean. (Não entendo o que você quer dizer.)
He’s seeing her tonight. (Ele vai encontrar ela hoje.)

Ou então, quando nos referimos a algo que estamos fazendo neste exato momento e também tem começo, meio e fim:

These mushrooms taste good! (Esses cogumelos estão com um gosto bom!)
I’m tasting the cake for the party. (Estou provando o bolo para a festa.)

Pode parecer complicado, mas é uma questão de prática e estudo. Com o tempo, você conseguirá perceber quais verbos são “dynamics” e quais são “stative”, e assim aprender a usar cada um da maneira correta. Se tiver alguma dúvida ainda, escreva para a gente!

Escrito por Bárbara Braga.