Como dizer “choveu” em inglês? Use “it”!


Vamos falar por que você tem que usar it quando chove em inglês, mas, para chegar lá, você sabe o que é “sujeito inexistente”?

Vamos começar por relembrar o que é sujeito: é o cara que manda no verbo, que exerce a ação – isso vale para português e para inglês:

We write every week.
(Nós escrevemos toda semana. / We = nós = sujeito)
_Now the dog is sleeping.
_(Agora, o cachorro está dormindo. / dog = cachorro = sujeito)
_Last year our house was not ready.
_(Ano passado, nossa casa não estava pronta. / house = casa = sujeito)

E o sujeito inexistente? Esse aí, a gente só vê em português. Ou melhor, não vê. Ele serve para aquelas situações em que ninguém realiza a ação, como fenômenos da natureza, o verbo “haver” com o sentido de “existir” junto com seus equivalentes e ainda em situações de indicação de tempo e distância:
Choveu.
Já vai escurecer.
São cinco horas.
Há muitas cadeiras aqui.

Se você acompanha o blog, já viu em nossos textos e em comentários: pensar em português atrapalha você. E este é um momento clássico. Quem tenta traduzir do português, sem pensar em inglês, acaba com frases como:
Rained / Is going to be dark soon / Is five o’clock / Are many chairs here

Lembre: não existe frase com sujeito inexistente em inglês. Ou seja, neste idioma, todas as frases têm sujeito. Na maioria dos casos, o salvador da pátria é o it:

Fenômenos da natureza
It rained.
It will be dark soon.

Indicações de tempo e distância:
It is five o’clock.
It is more than two miles to get there.
Now it‘s late.

A exceção seriam os casos com o verbo “haver”: precisamos usar there + verbo to be, flexionado de acordo com tempo e número:
There are many chairs here.
There is a book on the table.

Esperamos que isso ajude você a entender melhor esses casos e que fique reforçado por que os principais erros em inglês vêm de se pensar em português.

Mostre agora que você entendeu e deixe um exemplo nos comentários. Ou, se precisar de uma ajuda extra, deixe sua dúvida. See you!

Escrito por Vanessa Spirandeo.