Três tipos de perguntas em inglês para reuniões


Em posts anteriores aqui no blog da EF English Live, vimos a importância de se comunicar adequadamente em inglês no trabalho, também vimos expressões em inglês para usar numa reunião. Agora, vamos falar de formular perguntas em inglês de forma profissional.

Fazer a pergunta errada pode fazer com que alguém se sinta deixado de fora ou com que a reunião demore ainda mais. Vamos ver três tipos de pergunta e a melhor hora para usá-las.

Closed questions (perguntas fechadas)
Estas são perguntas que respondemos com ‘yes’ (sim) ou ‘no’ (não). Também podem ser perguntas com um número limitado de respostas possíveis. Por exemplo: “Do you agree?” (Você concorda?) ou “Which idea is the best?” (Qual das ideias é a melhor?)
Perguntas fechadas são úteis para ver rapidamente a reação das pessoas, ainda mais quando precisam votar em algo. Para economizar tempo, ao invés de fazer uma pergunta aberta, como “What should we do?” (O que deveríamos fazer?), dê opções e pergunte: “Should we do a, b or c?” (Deveríamos fazer a, b ou c?)
Não use perguntas fechadas quando quiser que as pessoas deem novas ideias ou passem informações detalhadas.

Open questions (perguntas abertas)
Perguntas que começam com ‘Who’ (quem), ‘What’ (o que), ‘Where’ (onde), ‘When’ (quando), ‘Why’ (por que) e ‘How’ (como) são perguntas abertas. Elas exigem que as pessoas deem respostas mais longas e são úteis para pedir ideias novas ou opiniões sobre um tópico.
Quando você faz uma pergunta aberta, não sabe quanto tempo a resposta pode levar, então, é útil pensar antes de usar essa pergunta. Determine um tempo máximo para momentos com essas perguntas numa reunião e informe a todos que não podem estourar o prazo, para que não se atrasem.

Rhetorical questions (perguntas retóricas)
Uma pergunta retórica não é uma pergunta de fato. É algo cuja resposta a pessoa já sabe. Por exemplo: “Do we want to make more profit this year?” (Queremos aumentar o lucro esse ano?). É claro que sim, então, por que perguntar?
Perguntas retóricas são usadas para provar algo ou mostrar que você está certo. Podem ser úteis para fortalecer a argumentação e fazer com que concordem com você. Ao fazer a pergunta com uma resposta óbvia, você encoraja quem está ouvindo a dizer que você tem razão.

E aí, quais perguntas você vai fazer na sua próxima reunião? Conte para a gente nos comentários!

Escrito por Wil Procter.