TOEIC – teste de proficiência para profissionais


Já falamos sobre o TOEFL, teste de proficiência para aqueles que querem estudar nos países de língua inglesa. Agora, vamos falar sobre o TOEIC, que é o teste para quem busca uma vaga em alguma empresa internacional, aqui ou fora das terras brasileiras.

O Test of English for International Communication (TOEIC), assim como o TOEFL, é composto de quatro etapas: listening, reading, speaking e writing. A diferença está no modo de realização da prova. O TOEIC tem as provas de listening e reading realizadas em papel, com 100 questões para cada área de conhecimento e duração conjunta de 2 horas e meia. Já as partes de speaking e writing possuem duração de 90 minutos e são feitas no computador.

O vocabulário e temas contidos no teste são muito parecidos com os do TOEFL, ou seja, textos acadêmicos e sobre atualidades, assim como problematizações e ilustrações de situações cotidianas, ligadas tanto ao trabalho quanto à universidade. Assim como outros testes de proficiência, é preciso aprender a administrar o tempo para fazer uma boa prova. Nossa dica é: leia bastante e faça alguns simulados de provas e testes de proficiência cronometrando o tempo de cada questão. Com o passar do tempo, você conseguirá responder questões de maneira mais rápida e eficiente.

Outra dica importante é ouvir rádios internacionais, ver filmes sem legendas e afins, pois, além do vocabulário acadêmico e técnico, a prova envolve situações cotidianas.

É possível achar alguns exercícios na internet, comprar um livro preparatório específico para o exame (ou emprestar de uma biblioteca) e fazer cursos preparatórios para o TOEIC, como o da English Live.

O valor de realização do teste é em torno de 85 dólares. Veja quais instituições aplicam a prova. Se tiver alguma dúvida sobre o teste, comente abaixo e ficaremos felizes em ajudar! 🙂

Escrito por Bruno Lopes.