Teste de proficiência em inglês: TOEFL


Está se preparando para o TOEFL ou pensa em fazer o exame futuramente? Vamos esclarecer tudo sobre esse teste de proficiência, que é um dos mais reconhecidos mundialmente, aqui no blog!

Assim como o IELTS, o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é uma prova que testa a capacidade de comunicação e compreensão dos estudantes de inglês. O TOEFL é procurado por pessoas que querem um certificado internacional para provar a capacidade em inglês e, devido ao caráter acadêmico do teste, também por quem está pensando em estudar fora.

São quatro horas e meia de prova, avaliando listening comprehension, com áudios acadêmicos e descrições de situações cotidianas, reading, com leituras de artigos acadêmicos, writing, com a produção de duas redações curtas, e oral performance, com o aluno gravando sua respostas faladas. Cada acerto que o aluno consegue aumenta o grau de dificuldade das perguntas, assim o teste consegue avaliar o conhecimento do candidato, descartando acertos realizados por chutes. Cada uma dessas áreas de capacidade é pontuada de 0 a 30, e a nota final é calculada pela soma das notas de cada área. Quando o candidato está realizando o teste para entrar em algum programa de intercâmbio, faculdade ou conseguir uma bolsa de estudos, é essencial que saiba a nota que a instituição em questão exige. Confira abaixo a tabela de notas e a descrição geral de cada uma delas.

TOEFL Score

Description

118-120

Expert User

115-117

Very Good User

94-114

Good User

79-101

Competent User

60-78

Modest User

35-59

Limited User

32-34

Extreme Limited User

0-31

Non User

Apesar de o TOEFL possuir quatro tipos diferentes de teste (computer based, paper based, institutional testing program e internet based), o mais comum e realizado no mundo todo é o iBT(internet based test), que é um teste feito pelas bases de informações online do ETS (Educational Testing Service) em computadores equipados de maneira adequada.

No Brasil, o TOEFL é normalmente ministrado pelos centros ou institutos biculturais brasileiros norte-americanos. A validade do teste é de dois anos a partir do dia do exame.

Tá, e como me preparar?

A melhor forma de se preparar para o TOEFL é lendo artigos de revistas, textos que falem de conhecimentos gerais e atualidades. Também é importante treinar respostas rápidas e precisas para os momentos de listening e writing. Recomendamos que o candidato pratique ainda com seriados (sem legenda, para ficar craque!) e que, no dia da prova, mantenha a calma, saia de casa com antecedência, e, se as regras da instituição que aplica a prova permitirem, leve algo básico para comer e uma garrafinha d´água. Geralmente, a prova é feita em uma sala com diversos candidatos, cada um em um computador, de forma simultânea, por isso, é muito importante manter o foco, já que a prova traz questões cronometradas.

Caso queira se preparar mais ainda, busque livros de gramática que tragam exercícios simulatórios do teste. Na English Live, temos um módulo preparatório para quem vai realizar o TOEFL e, aqui no blog, temos dicas para quem vai fazer um exame de proficiência em inglês.

Bons estudos e boa prova!