Seis dicas para ver filmes e séries em inglês sem legendas


“Quero ver meu seriado sem legenda” – essa é uma frase que ouvimos de muitos alunos da English Live ou mesmo de fãs nossos na página da escola no Facebook. Por isso, decidimos dar algumas dicas que podem ajudar você a atingir esta meta.

1. Comece com legendas, para ouvir o idioma

Pode esquecer as versões dubladas. Elas “escondem” o idioma de você. Mesmo com a legenda em português, você ainda vai ouvir o idioma original. Se você for inglês básico, isso é ótimo para treinar o ouvido e conhecer vocabulário novo.

2. Pegue filmes e seriados que já conhece e treine com legendas em inglês

Assim que se acostumar a ouvir enquanto assiste com legendas em português, treine também com as legendas em inglês. Essa é a fase em que você já começa a “andar de bicicleta”, mas mantém as “rodinhas”. As legendas em inglês são seu apoio para caso não entenda algo que ouviu. Como é um processo novo para você, recomendamos fazer isso com filmes e episódios de séries que já conheça, para ficar menos preocupado em não entender o enredo e mais focado em treinar a entender o inglês.

Largue o dicionário – troque por um bloquinho

“Ah, tem uma palavra ali que eu não conheço. Vou dar ‘pause’ e pesquisar…” Não faça isso! Isso vai deixar o processo de ver o filme menos divertido e bem atravancado. Um conselho: troque o dicionário por um bloquinho e anote a palavra para pesquisar depois. Durante o filme, tente entender pelo contexto. Demos uma dica muito parecida para ler em inglês (veja aqui).

4. Tire as “training wheels” com uma série de 20 minutos

As legendas em inglês são suas “training wheels” (rodinhas de treinamento, que seguram a bicicleta enquanto você aprende a andar), certo? Quando se sentir confortável com os filmes e seriados conhecidos com as legendas em inglês, escolha um episódio de série de 20 minutos (comédias costumam ter essa duração) e veja sem as legendas. Analise o quanto você entende sem as legendas em inglês, se consegue pegar as piadas. Pode começar com episódios que já conhece e, depois, avançar para aqueles que ainda não viu.

5. Coloque o inglês no seu dia a dia para se acostumar com o idioma

Além de ver séries e filmes em inglês, tente ouvir músicas em inglês também, ler notícias, livros e blogs no idioma. Isso amplia seu vocabulário e deixe você mais familiarizado com o inglês. Tudo que você fizer no idioma ajuda a entendê-lo melhor e ficar mais perto de dominá-lo. Temos dicas mais detalhadas para isso no post “Como fazer do inglês parte do seu dia a dia”.

6. Divirta-se!

Não transforme suas sessões de filme em inglês numa obrigação chata. Tem que ser algo divertido. Aprender é mais eficiente quando não é um problema, quando é feito com leveza. Você não precisa se obrigar a ver filmes sem legendas todos os dias ou tentar ver todos os gêneros se não suporta ficção científica. Sempre respeite seu ritmo e continue estudando inglês além dos filmes (quem aprende inglês na English Live, por exemplo, começa toda unidade nova com um vídeo). A gente tem certeza de que, assim, você logo conseguirá ver seus filmes e seriados sem legendas.

E aí, curtiu nossas dicas? Já testou alguma ou já viu algo sem legendas em inglês? Conte para gente sua experiência!

Escrito por Vanessa Spirandeo