Pegando táxi em inglês


Seja fora ou dentro de nossa cidade, muitas vezes precisamos chegar a um lugar rapidamente, e qual melhor transporte senão o táxi para fugir do trânsito e não perder a hora?! No blog da English Live, já vimos os diversos tipos de transportes. Agora, veremos como pedir um táxi em inglês.

A palavra táxi possui formas diferentes em inglês britânico e americano. Em inglês britânico, dizemos taxi, e em inglês americano, cab ou taxi cab.

Para chamar um táxi, podemos flag down (acenar) para um que esteja transitando com a luz apagada, procurar um taxi rank (UK)/ taxi stand (USA) (ponto de táxi) ou entrar em contato com uma cab company/ taxi agency onde você pode obter os valores da corrida, informações de trajetos, tipos de veículos disponíveis etc.

Ao ligar para a companhia de táxi, informe onde você está – “I’m at…”. Depois, informe seu destination (destino) dizendo “I would like to go to…”. Então, pergunte quanto custaria a ride (corrida) dizendo “How much is it?”. Caso tenha pressa, você pode perguntar quanto tempo o táxi vai demorar para buscar você – “How long will it be?” e se quiser saber o valor da tarifa (que varia de acordo com a cidade ou estado), pergunte “What’s the fare?”.

Tanto na companhia de táxi como diretamente com o taxista é possível combinar o pagamento da viagem, basta perguntar “How much would it cost to get to…?” (Quanto ficaria para chegar a…?) e “Do you accept debit/ credit cards?” (Você aceita cartão de débito/crédito?). Se ele responder “only cash”, então, só é possível pagar com dinheiro.

Durante o trajeto você talvez queira abrir a janela ou parar durante o caminho por alguma razão. Quando quiser abrir ou fechar a janela, pergunte ao taxista: “Do you mind if I open/close the window?” (Você se importa se eu abrir/fechar a janela?). Para fazer uma parada, diga: “Can you stop at the ______ for a moment, please?” (na lacuna, especifique o nome da loja ou estabelecimento em inglês em que quer parar).

Se você possuir malas ou qualquer tipo de luggage (bagagem), pode solicitar à agência um carro preparado para o transporte de bagagens.

Se estiver viajando a negócios, é possível que a empresa solicite um recibo da corrida para poder reembolsar o valor que você gastou. Para pedir um recibo, diga: “Could I get a receipt, please?”.

Caso esteja indo para algum hotel ou local onde precisará de um táxi para a volta, você pode, ao final da corrida, perguntar ao taxista se ele pode buscar você, basta perguntar: “Can you pick me up here?”. Você também pode pedir o número da companhia em que ele trabalha ou até mesmo o número do celular para poder marcar um horário para a próxima viagem que precisar fazer, basta dizer: “Can you give me the contact number of your company?”/ “Can you give me your contact number, please?”.

Lembre-se de agradecer pelo serviço do taxista dizendo o clássico “Thank you!”.

Os aplicativos de táxi

Uber
Disponível em 48 países, é o aplicativo de táxi mais usado mundialmente. Usa táxis comuns, carros não profissionais e sistema de carona. Com recursos como localização via GPS para quando você não souber o nome da rua onde você está, o aplicativo se destaca pela sua praticidade e funcionalidade.

Easy Taxi
Disponível em 86 cidades em 26 países, o aplicativo é bem conhecido no Brasil. Em alguns países, o aplicativo apresenta funções personalizadas, como a possibilidade de chamar um airport taxi (táxi que faz o trajeto até o aeroporto).

Você também pode usar o Lyft ou o Hailo para suas viagens de táxi!

Escrito por Bruno Lopes