O que significam os cargos em inglês?


Antes da expansão da quantidade de empregos em escritórios, os “job titles” (cargos) eram muito mais simples. Fazendeiro, padeiro ou farmacêutico… as coisas não eram mais complicadas do que isso. Porém, hoje em dia, existem diversas maneiras de denominar os cargos em uma empresa ou equipe. Então, aprenda agora alguns “job titles” que são muito comuns. Quem sabe você não encontra o seu?

CEO

Esse é a abreviação de “Chief Executive Officer” que, em português, é o “Presidente (do Conselho de Administração)” ou “Diretor Geral”. O “CEO” possui o cargo mais alto dentro de uma empresa e é responsável pela gerência de toda ela. Suas responsabilidades incluem desenvolver e implementar estratégias avançadas de operação bem como gerenciar os processos de uma maneira geral, além de cumprir o papel de mediação entre o “board of directors” (conselho de administração) e as outras áreas. É comum que essa posição seja ocupada pelo fundador da empresa, por exemplo, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook.

COO

Essa é uma abreviação de “Chief Operating Officer”, que se refere ao “Chefe de Operações”, responsável pelas operações diárias dos negócios e que reporta diretamente para o CEO. Ele costuma ser o segundo no comando, dessa forma, suas funções variam bastante dependendo das necessidades e do tipo de negócio que é gerenciado. O “COO” também pode atuar como Presidente do Conselho de Administração.

Director

O “Director” (Diretor) possui um papel de gerenciamento muito importante em determinadas áreas de uma empresa. Ele normalmente lidera um departamento, e empresas grandes costumam ter directors para cada um deles, por exemplo, um “HR director”, seria o diretor de recursos humanos. Ele pode reportar para um vice-presidente ou mesmo diretamente para o CEO.

Manager

Antes de chegarmos ao nível dos funcionários, temos o gerente. Esse é um cargo que cuida de equipes menores ou “accounts” (contas); por exemplo, um “account manager” irá gerenciar uma conta específica dentro da empresa, dentre suas funções, cuidar do portfólio de um cliente seria uma delas. Acima dele pode, ou não, existir o “senior account manager”, que irá reportar para a alta administração da empresa.

Executive

Esse é um cargo que pode variar bastante. Falando de maneira geral, o “executive” (executivo) é um dos primeiros níveis em uma empresa e costuma ser o nome dado às pessoas que realizam as tarefas do dia a dia. Ou, então, pode ser a pessoa responsável por lidar com as responsabilidades “executivas” e administrativas de um negócio. Existem outras diversas opções de cargo que podem ser chamados de “executive”, mas uma coisa é certa: ele é o responsável por fazer com que as coisas funcionem e as tarefas sejam realizadas.

Você ouviu algum cargo em inglês que não conhece? Fale para a gente nos comentários abaixo, e nós ajudamos você. Até a próxima!

Escrito por Stephen Grennan.