Notícias em inglês: como aprender com elas?


É importante saber o que acontece à sua volta. Acompanhar as notícias é uma das formas de fazer isso. Para quem está aprendendo inglês, um veículo de informação pode ter dupla utilidade: deixar você por dentro do que está acontecendo e ajudar você a treinar seu inglês.

Então, que tal ser um reader (leitor) em inglês – usando a internet para se atualizar?

1) Encontre um article (artigo) com um tema do seu interesse
Existem diversos tipos de veículos de notícias, e muitos deles podem ser encontrados gratuitamente online. O primeiro passo é encontrar um que tenha sua cara:

  • Se você gosta de news (notícias) tradicionais, feitas por journalists (jornalistas) e reporters (repórteres) de newspapers (jornais) ou magazines (revistas), pode achar alguns veículos grandes online, como a BBC News, o The Washington Post, o The New York Times e a revista Time. Em geral, assim que você abre o site, encontra o equivalente à front page (primeira página ou capa) e pode já ler as principais headlines (manchetes).

  • Prefere algo diferente? Ache um veículo que fale do que você quer ler. Se quiser gossip (fofoca) e notícias bizarras, veja tabloids (tabloides) cheios de paparazzi pics (fotos tiradas por paparazzi). Agora, se seu negócio é esporte, tente a Sports Illustrated. Para quem curte músicas e filmes, tem a Rolling Stone e Q. Para cultura geral, a Vice é uma boa.

  • Se a internet facilitou seu acesso to get the scoop (para pegar os furos / para saber das últimas), ela também ampliou o mundo. Hoje, é possível ler blogs, ver portais ou ouvir podcasts de notícias de qualquer lugar. Um portal famoso que você deve conhecer, por exemplo, é o Buzzfeed, que tem um pouco de tudo.

Há publicações para todos os gostos. O importante é tentar curtir a leitura.

giphy

2) Escolha um assunto adequado ao seu nível
Para não se desmotivar com a leitura, é importante entender que um editorial político de três páginas pode não ser ideal para quem está começando a aprender. Tente encontrar uma leitura e um tema que caibam no seu nível. Uma boa medida é: se você sabe falar um pouco sobre aquele assunto em inglês, vai conseguir ler um pouco também. Se você não souber ao certo seu nível para ler, o portal de notícias Voice of America divide as notícias em inglês de acordo com a dificuldade para quem está aprendendo.

3) Leia em voz alta, apenas marcando o que você não conhece
Agora que você já escolheu seu texto, leia tudo em voz alta. Não fique parando para pesquisar palavras que não conhece, porque a leitura fica truncada, chata, e você perde a oportunidade de tentar entender a palavra pelo contexto. Por isso, a importância de ter um caderno de inglês – use-o para anotar as palavras que não conhece sem interromper sua leitura.

4) Volte para os termos desconhecidos
Já acabou de ler? Tem uma ideia geral do que a notícia em inglês fala? Pronto, pode pegar o dicionário. É só pesquisar os termos que você não entendeu nem pelo contexto – temos algumas dicas para usar o dicionário de inglês.

5) Complemente com um vídeo
Se ainda quiser saber mais sobre o assunto, arrisque agora um vídeo. Muitos portais têm vídeo junto com o texto. Depois de ter lido sobre um tema, como você já tem noção do vocabulário que vai encontrar, o vídeo pode ser mais tranquilo.

Você já sabe que pode se atualizar em inglês e tem uma noção de como acompanhar suas notícias preferidas. Conte apra a gente: o que você costuma ler (ou gostaria de ler) no idioma?

Escrito por Vanessa Spirandeo.