“Less” e “Fewer” – Maneiras de falar “menos” em inglês


Saber quando usar “less” e “fewer” pode ser um pouco confuso. Essas palavras em inglês têm o mesmo significado: as duas querem dizer “menos”. Então, por que precisamos de duas palavras diferentes? Vamos apresentar aqui as diferenças entre elas e algumas dicas para saber quando usá-las.

As regras confundem a todos nós. Alguns mercados no Reino Unido tiveram que mudar suas placas nos caixas de “10 items or less” para “10 items or fewer”, após reclamações de clientes de que a gramática estava errada. Assim, como saber quando usá-las?

A regra básica é usar “less” com substantivos incontáveis e “fewer” com substantivos contáveis.

Os substantivos contáveis são aqueles que você consegue contar. Um bom exemplo são “pens” (canetas). Você pode contá-las e saber quantas são, portanto, o correto é usar “fewer”. Confira um exemplo: “There are fewer students in the class than last week” (Há menos alunos na sala do que na semana passada) – podemos contar a quantidade de alunos.

E há substantivos que são incontáveis. Você não pode contar um por um, mas pode dizer que tem “less” (menos) deles. É o caso de volumes de coisas como água ou café. Nesses casos, usamos “less”, pois não sabemos ao certo a quantidade. Um exemplo disso seria pedir um café e pedir por “less milk” (menos leite). E isso porque não podemos contar a quantidade exata de leite.

Se você seguir essas dicas, usar “less” e “fewer” da maneira correta será muito mais fácil.

Escrito por Sophie.