Lendas e histórias do folclore dos EUA


Cada país tem suas próprias histórias e lendas. Quando você está aprendendo um idioma, é interessante conhecer a cultura do país que o fala. Ao aprender inglês, isso não poderia ser diferente. Vamos ver algumas lendas que fazem parte do folclore de um dos países onde se fala inglês: os Estados Unidos.

Bigfoot
O Bigfoot também é conhecido como Sasquatch. Uma das poucas lendas com nome conhecido em português, ele é o Pé Grande, descrito em inglês como ape-like creature (criatura parecida com um macaco). Segundo a lenda, ele mora na região noroeste da América do Norte, é enorme, bípede e peludo. Muitos alegam já ter visto o Bigfoot , mas os cientistas tranquilizam: a maioria é hoax (farsa).

Paul Bunyan and Babe the Blue Ox
Paul Bunyan é um herói lendário. Dizem que ele foi um lumberjack gigantesco que andava sempre na companhia de Babe, o Blue Ox (boi azul).Seu grande feito teria sido escavar o Grand Canyon. Devido a seu tamanho, um dia em que ele passou por ali com seu machado arrastando pelo chão, teria aberto as famosas fendas do desfiladeiro norte-americano.

Jackalope
Este animal lendário ganhou o nome por ser um cruzamento entre uma jackrabbit (lebre) e um antelope (antílope). O corpo é de jackrabbit, mas os horns (chifres) são de antelope. O conceito de um animal híbrido não é novidade em lendas, haja visto criaturas como o griffin (grifo). Porém, estudiosos acreditam que o mito do jackalope foi inspirado em coelhos doentes, com tumores que parecem chifres.

Mothman
Esta criatura tem até estátua em West Virginia. É um homem que é metade moth (mariposa), com large wings (asas grandes) e fur (pelo) no corpo. No fim da década de 60, ele chegou a aparecer nos jornais de Point Pleasant, em West Virginia, com depoimentos de pessoas que viram a criatura.

Hodag
Outro homenageado por estátuas, desta vez, a fera vem de Wisconsin. O Hodag é descrito com reptilian body (corpo de réptil) e horns of a bull (chifres de touro). Além disso, parece que o bicho gosta de uma pegadinha: em Rhinelander, ele é culpado por objetos perdidos. Mas é um astro local, sendo notícia de jornal desde 1893.

E aí, você conhece mais alguma lenda dos Estados Unidos? Ou de algum outro país onde se fala inglês? Conte para a gente nos comentários!

PS – Se você prefere histórias mais cheias de adrenalina, conheça as lendas urbanas dos EUA. Boa leitura!

Escrito por Vanessa Spirandeo