Os Jogos Olímpicos em inglês


O maior evento esportivo de 2016 está próximo. O Rio de Janeiro estará repleto de turistas estrangeiros e um idioma em comum: o inglês. Você está preparado para conversar sobre os Jogos Olímpicos com os moradores de diferentes países?

Apresentamos a seguir um pouco do vocabulário olímpico e as principais expressões relacionadas para você engatar conversas bacanas com gente de outros tantos lugares do mundo!

Opening ceremony

Um dos eventos mais esperados dos Jogos Olímpicos, a opening ceremony (cerimônia de abertura) conta com shows, fireworks (fogos de artifício), choreography (coreografia), speeches (discursos) e, claro, a delegations parade (desfile das delegações). Um evento à parte, praticamente, que culmina com o acendimento da olympic pyre (pira olímpica), o símbolo do espírito desportivo.

The sports

Os Olympic Games (Jogos Olímpicos) são a maior competição da humanidade. A busca pelas medalhas é o sonho de todo atleta. Reúnem-se no evento atletas de ponta do mundo todo e de quase todos os esportes. São ao todo 41 esportes. Então, vamos destacar quatro deles: judo (judô), volleyball (voleibol), swimming (natação) e artistic gymnastics (ginástica artística).

Judo

O judô é um combat sport (esporte de combate) que consiste em derrotar o oponente com técnicas de self-defense (defesa pessoal). É lutado no tatami (tatame) e seu linguajar deriva do japonês. O ippon é um golpe que define a partida, enquanto o waza-ari e o yuko, formas de derrubar o oponente, marcam scores (pontos) que podem decidir quem ganha. As penalties (infrações) descontam pontos do final score e influenciam na partida.

Volleyball

Este é um team sport (esporte de equipe). A ideia é fazer a bola ultrapassar a net (rede) sem tocá-la e atingir o chão da opponent court (quadra do adversário). O jogo começa com um dos times fazendo o serve (saque) da bola. As movimentações da bola têm nome: pass ou assist (passe ou assistência), attack ou cut (ataque ou cortada) e block (bloqueio), entre outros. A ideia é ganhar o maior número de sets e vencer a match (partida).

Swimming

Este é um individual sport (esporte individual) em que seu desempenho é que conta para a vitória. Este esporte aquático é, em geral, competido nas swimming pools (piscinas). O swimmer (nadador) pode competir em quatro estilos: freestyle (nado livre), backstroke (nado de costas), breaststroke (nado peito) e butterfly (nado borboleta). No freestyle, em geral, o estilo usado, apesar de livre, é o front crawl (nado crawl de frente), por ser o mais rápido. A ideia é nadar o mais rápido possível e tocar o final wall (muro final) para completar o ciclo estabelecido de nados/metros. Neste esporte, os atletas tentam se superar intensamente, breaking records upon records. (quebrando recordes atrás de recordes)

Artistic gymnastics

A ginástica é um dos esportes mais queridos dos Jogos. As routines (rotinas) são executadas em diferentes apparatus (aparelhos):

Para ambos os sexos: floor exercise (solo) e vault (salto sobre a mesa).

Para homens: pommel horse (cavalo com alças), still rings (argolas), parallel bars (barras paralelas) e high bar (barra fixa).

Para mulheres: uneven bars (barras assimétricas) e balance beam (trave de equilíbrio).

Um dos elementos mais utilizados pelos gymnasts (ginastas) é o chalk (giz) para proteger as mãos. O objetivo final é obter o maior score (pontuação) com as routines cada vez mais ousadas e cheias de moves (movimentos).

Who’s the favorite?

O tradicional Who’s the favorite? (Quem é o favorito?) é simples, todos sabem. Sempre há aquele que é o favorito para ganhar na competição. É como ver Michael Phelps entrando no complexo aquático. Não tem erro. Mas, caso tenha uma surpresa, diga upset (zebra), não se esquecendo de colocar a sílaba tônica em up, para aquele competidor que não esperava que ganhasse.

Go for the gold

Um atleta olímpico quer sempre ir para o primeiro lugar do podium (pódio) com a gold medal (medalha de ouro). Há uma expressão para isso: go for the gold (ir atrás do ouro). Porém, make it to the top three (chegar entre os três primeiros) é sempre incrível, já que há outras medalhas também: silver medal (medalha de prata) e bronze medal (medalha de bronze).

Conhece outras expressões olímpicas? Envie para a gente nos comentários!

Escrito por Valmir Martins.