Jogos em inglês para praticar


Jogos são passatempos populares em qualquer idade. E jogos de palavras podem ser uma forma divertida de praticar seu inglês. Temos algumas sugestões para ajudar você:

Scrabble

Este é um clássico dos jogos de palavras. Foi criado em 1938. O jogo é composto por pecinhas com letras. Com suas peças, você precisa formar palavras e encaixá-las no tabuleiro, tentando alcançar um número máximo de pontos. O jogo vendido nos EUA e na Inglaterra tem mais “W”, por exemplo, do que nossa versão, mas é fácil encontrar o nosso nas lojas brasileiras e dá para jogar em inglês mesmo com nosso alfabeto.

As pessoas gostam tanto deste jogo que existe até um Scrabble dictionary (dicionário de Scrabble) para consultar se as palavras formadas existem. Duas palavras que você encontra no dicionário, mas que raramente escuta no dia a dia:
Euouae – a mais longa palavra a formar só com vogais, fala de uma cadência gregoriana, uma fórmula de melodia num trecho de música.
Crwths – a maior palavra só com consoantes se refere a um instrumento galês antigo de cordas.

Stop!

Você já deve ter jogado esse quando era mais novo em português: você se reúne com um grupo de amigos, cada um com um caderno, e começa a formar uma tabela. Essa tabela tem colunas de categorias a preencher – e você pode fazer isso em inglês: “fruit” (frutas), “animals” (animais), “objects” (objetos), “countries or cities” (países ou cidades). Com a tabela pronta, você e seus amigos decidem a letra com que todas as palavras devem começar e vão preenchendo a tabela, coluna por coluna. Quem terminar primeiro grita “Stop!”. É divertido, bem rápido e dinâmico, e você vai ter que pensar em inglês rapidamente, o que vai deixar seu vocabulário mais “afiado”.

Videogames

Pois é, videogames podem, sim, ajudar seu inglês. Desde que você os jogue no idioma, claro! Com videogames em inglês, você treina vocabulário, deixa o ouvido mais acostumado e, como com todos os outros jogos, se diverte! Se você gosta de jogar no celular ou tablet, também dá pra usar esse truque.

20 Questions

Existe a versão desse jogo com tabuleiro, mas ela é simples de montar com papel, caneta e criatividade.
Uma pessoa retira um papel que tem um objeto, animal, alguém famoso. As outras devem descobrir usando até 20 “yes or no questions” (perguntas de sim ou não) o que é – claro que as perguntas devem ser em inglês!

E aí, gostou das nossas dicas de jogos? Tem mais alguma? Compartilhe com a gente e conte qual é seu jogo favorito em inglês!

Escrito por Vanessa Spirandeo