Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
No Comments

Inglês para viagem: na hora das compras

Inglês para viagem: na hora das compras

Gostando ou não, fazer compras é algo por que todos nós precisamos passar com frequência. Se estamos em um lugar que já conhecemos bem, pode ser mais fácil, afinal, conseguimos descrever exatamente as peças que queremos. Agora, quando as compras precisarem ser feitas durante uma viagem, em um lugar novo e em inglês, essa experiência pode ser um desafio. E, não importa onde estivermos, saber como fazer compras em inglês é fundamental.

Já demos algumas dicas para usar o transporte público em inglês até os lugares que deseja conhecer. Agora, separamos também as frases e expressões mais usadas na hora de go shopping (ir às compras).

Procurando as melhores lojas
Ao procurar pelas lojas em que pode encontrar o que precisa, você pode se deparar com algumas placas com informações importantes:

Out to lunch – Horário de almoço
Não tem segredo: quando ler esse aviso em alguma fachada, tenha em mente que os funcionários estão em horário de almoço e devem voltar em até uma hora. Além disso, quando usada fora de contexto, vira uma expressão idiomática que se refere a alguém que está no mundo da lua, desatento.< Buy one get one free – Pague um, leve dois
É muito provável que as placas divulguem uma promoção realizada pela loja para atrair novos clientes. Outras formas de passar essa mesma ideia são: BOGOF (sigla para a mesma expressão) e two for one (dois por um). Se a intenção for economizar, elas podem ser uma boa opção.

Clearance sale/Reduced to clear/Closing down sale – Liquidação
Quando se deparar com uma dessas três frases, é porque a loja está vendendo seus produtos por preços mais baixos. As razões para isso podem variar: as duas primeiras indicam queima de estoque, ou seja, são os produtos da coleção antiga que estão com preços mais baixos. Já a última indica que todos os produtos estão com preços reduzidos porque a loja vai fechar definitivamente em pouco tempo.

Conversando com atendentes
Depois de escolher as lojas mais interessantes e entrar nelas, provavelmente, você vai conversar com algum atendente para tirar suas dúvidas e encontrar o que deseja. Algumas frases são essenciais para essas horas:

Excuse me, I’m looking for… – Licença, eu estou procurando por…
Quando estiver com pressa, pode ser direto ao encontrar um atendente disponível para ajudar você: basta completar a frase acima com aquilo que estiver procurando.

I’m just looking/browsing, thanks. – Estou só olhando, obrigado(a).
Agora, se a situação for contrária e algum atendente abordar você quando, na verdade, prefere continuar só, basta informá-lo de que pretende apenas dar uma olhada nos produtos da loja e agradecer pela sua atenção.

Do you have this in… – Você tem isso em…
Complete com o que você precisa que mude na peça: A bigger size (um tamanho maior)? / Yellow (amarelo)? / Pink (rosa)? Essas são apenas três das várias maneiras diferentes de continuar a frase acima. Sempre que quiser pedir algo semelhante ao que tem em mãos, só que com alguma mudança específica, essa é a pergunta que você precisa ter em mente.

Could I return this? – Eu poderia devolver isso?
Às vezes, acontece de comprarmos ou ganharmos algo que não era bem o que esperávamos, certo? Então, é sempre bom poder trocar uma peça por outra que agrade mais. A pergunta acima serve principalmente para devolver o item, o que é comum em lojas no exterior.

Could I try this on? – Posso provar?
Ao comprar roupas e assessórios, uma forma de evitar ter que pedir pela troca de uma peça ou estorno de seu valor é prová-la antes de realizar a compra. Você pode confirmar se existe essa possibilidade ao direcionar a pergunta acima a algum atendente.

What are the store’s opening hours? – Qual o horário em que a loja abre?
Se preferir organizar melhor suas compras, pesquisando também preços e produtos de outras lojas, você vai precisar saber o horário de funcionamento da loja. Para conseguir essa informação, faça a pergunta acima e, depois, resta apenas planejar o melhor momento de conhecer os produtos de cada uma delas.

E aí, bateu ainda mais vontade para fazer suas compras no exterior? Se quiser saber alguma expressão específica, deixe nos comentários. Teremos prazer em ajudar você a encontrá-la!

Para aqueles que desejam saber mais, criamos também um e-book com as principais frases para fazer compras em inglês, desde a hora em que você chega à loja até a hora do pagamento.

Bárbara Braga

Estudo Letras na USP e trabalhei na equipe de conteúdo da Englishtown.Quando criança, descobri a afinidade por aprender novos idiomas. Meu grande hobby é observar as línguas e o uso que fazem delas. Afinal, isso pode contribuir para meu grande sonho de viajar o mundo.