Inglês para iniciantes: por onde eu começo?


Então você resolveu aprender inglês, mas não sabe como, e é por isso que acabou vindo parar aqui, certo? Essa dúvida é comum – especialmente para quem nunca estudou antes. Mas não se preocupe, aprender inglês do zero não é impossível! São muitas as formas de aprender inglês para iniciantes, no entanto, é importante lembrar que é preciso muito esforço e dedicação. Sem eles, não há método que faça milagre 😝 Vamos às dicas?

1. Tenha calma e seja realista

OK, você decidiu aprender inglês. Parabéns, este é o primeiro grande passo 🙂 Conte com nossa ajuda! Porém, tenha calma. Seja realista, mantenha um ritmo saudável e sustentável de estudos para não se esgotar e desistir. Estabeleça uma meta possível: entre 3 e 6 horas por semana, por exemplo.

2. Escolha um (ou mais) formatos

Existem várias maneiras de como aprender inglês sozinho do zero. Você pode fazer um curso de inglês para iniciantes, por exemplo. Você também pode fazer aulas particulares ou tentar aprender sozinho. Avalie seu perfil e veja como você aprende melhor. É possível usar mais de uma estratégia por vez.

3. Registre seus estudos

Em outras palavras: tenha um caderno para anotações de inglês. Anote expressões novas e importantes, guarde regrinhas de gramática, coloque lá lembretes e macetes que você aprender. Além de ajudar você a memorizar, serve depois como fonte de consulta também!

4. Dedique um tempo para gramática

A gramática ajuda você a saber como formar uma frase direito. Você não precisa ser um especialista em termos da frase ou análise sintática em inglês. Mas precisa conhecer os tempos verbais e algumas estruturas muito usadas. A gramática vai ajudar você nisso, e você vai se comunicar melhor!

5. Treine os ouvidos

Você gosta de música? Aprenda como ouvir e cantar músicas em inglês! Tire vantagem de ter a internet para ajudar e procure a letra para cantar junto. Isso vai deixar você mais familiarizado com as estruturas das frases, com a pronúncia das palavras e com o uso delas. Essa é uma dica de ouro de inglês para iniciantes (e para qualquer nível, na verdade, mas especialmente benéfico para quem está começando agora).

6. Leia algo bacana

Procure artigos de blogs ou revistas que falem de algo do dia a dia e de seu interesse. Há também editoras que fazem livros para quem está aprendendo inglês – escolha um que tenha seu nível. Lendo, você aprende a grafia das palavras e o uso delas, o que amplia seu vocabulário.

7. Pare de traduzir tudo que vê em inglês

É isso mesmo! Traduzir faz você pensar em português. Isso atrasa seu progresso. Toda vez que você para e traduz, perde a linha do raciocínio em inglês. Tente entender pelo contexto, foque nas palavras que conhece, use dicionários que não deem direto a tradução, mas que expliquem em inglês antes.

8. Coloque o inglês no seu dia a dia

Todos os dias, faça algo que envolva inglês. Você pode trocar os filmes e seriados dublados pelos legendados, escutar mais músicas em inglês, ver vídeos curtos no YouTube, escrever a lista do mercado em inglês. Use a criatividade e mantenha o contato com o idioma constate.

9. Perca o medo de errar

Não fique com vergonha do seu conhecimento atual, seja você iniciante ou já tenha um inglês intermediário… Ninguém nasce sabendo! Ou seja, se jogue! É mesmo errando que se aprende. Todo mundo erra, é normal. O importante é aprender com os erros e seguir em frente.

10. Fale

Agora que você já sabe por onde começar a estudar inglês, fale! Se você não entender o que falarem em inglês, pode pedir para a pessoa falar mais devagar com “I am learning. Could you speak slower, please?” (Estou aprendendo. Poderia falar mais devagar, por favor?). Você também pode pedir para a pessoa repetir: “Can you repeat, please?”. Treine com um amigo que já fala inglês. É clichê, mas a prática leva mesmo à perfeição.

Sua vez! Tem alguma dica de prática para deixar para gente?