A importância dos sufixos para aprender inglês


Ler em inglês é uma ótima prática, capaz de aumentar seu vocabulário, enriquecer sua escrita, aprimorar sua pronúncia e ainda juntar lazer com informação. Porém, quando decidir ler textos mais longos, é importante deduzir o sentido de algumas palavras e buscar apenas aquelas cujo significado você realmente desconhece. Assim, sua leitura flui mais e você evita o nervosismo e o tédio.

Uma dica nesse sentido é prestar atenção à terminação das palavras: ela ajuda a identificar sua classe gramatical. Por exemplo, vamos supor que você está lendo um texto e se depara com a palavra happiness pela primeira vez. Não há necessidade de parar sua leitura para buscá-la nos dicionários se você já sabe que happy significa “feliz” e que o sufixo –ness exerce a função de formar substantivos. Você pode deduzir que happiness significa “felicidade”.

Pensando nisso, separamos aqui alguns sufixos para ajudar você em suas leituras:

–ness

Conforme comentamos, geralmente, o sufixo –ness tem a função de transformar adjetivos em substantivos abstratos: happiness (felicidade), thankfulness (agradecimento), awareness (ciência), faithfulness (lealdade), closeness (proximidade) e weakness (fraqueza).

–less

Trocando apenas uma letra, temos o processo inverso. O sufixo –less pode transformar substantivos em adjetivos e indica “ausência de”: useless (inútil), endless (sem fim), wireless (sem fio), worthless (sem valor), meaningless (sem sentido) e hopeless (sem esperança).

–ful

Em contrapartida, o sufixo –ful também transforma substantivos em adjetivos, mas indica a “existência de”: meaningful (significativo), painful (doloroso), useful (útil), successful (bem-sucedido), powerful (poderoso) e tasteful (saboroso).

–able/–ible

Aí estão mais dois sufixo capazes de formar adjetivos, mas, agora, a partir de verbos. Em português, seriam os nossos –ável e –ível: acceptable (aceitável), adorable (adorável), drinkable (potável), reliable (confiável), affordable (acessível financeiramente) e comprehensible (compreensível).

–ly

Por sua vez, o sufixo –ly forma advérbios. Em português, seria o nosso sufixo –mente: joyfully (alegremente), eagerly (ansiosamente), exactly (exatamente), hardly (dificilmente), quickly (rapidamente) e certainly (certamente).

–hood e –ship

Similar ao –ness, os sufixos –hood e –ship também formam substantivos abstratos: childhood (infância), neighborhood (vizinhança), adulthood (maturidade), internship (estágio), worship (reverência) e leadership (liderança).

Esses são apenas alguns dos sufixos da língua inglesa, mas eles já permitem que você amplie seu vocabulário automaticamente, uma vez que você passa a conhecer mais palavras por dedução. Assim, suas leituras se tornam mais rápidas e prazerosas.

E aí, você já sabia da importância dos sufixos na compreensão de palavras em inglês? Deixe seu comentário e conte para a gente!

Que tal conferir outros posts aqui no blog? Veja:

Conjunções em inglês: as mais usadas

Substantivos contáveis e incontáveis em inglês