Gramática em inglês: Present Perfect x Past Perfect


Já conversamos sobre o Present Perfect e seus usos por aqui. Agora, vamos reapresentá-lo junto com o Past Perfect, para que você entenda as diferenças entre eles.

Vamos lembrar rapidamente os usos do Present Perfect (have / has + verbo no past participle. Exemplo: I have watched the movie ou She has watched the movie). Usamos este tempo quando falamos de um evento que começou no passado e, de alguma forma, ainda influencia o presente. Esta influência pode vir de algo que você vivenciou e que ainda tem impacto na sua vida, por exemplo, como também pode se referir a uma tarefa que ainda está incompleta. Os casos de uso são:

  • Uma experiência: “I have been to India.” (Eu estive na Índia.)

  • Mudança que ocorre com o passar do tempo: “Her English has improved since she joined EF English Live.” (O inglês dela melhorou desde que ela entrou na EF English Live.)

  • Uma tarefa que não foi terminada: “He has not finished cleaning the house.” (Ele não terminou de limpar a casa.)

Todas essas ações acima começaram no passado, mas algo nelas ainda as torna influentes no presente e ainda pode causar mudanças (no presente ou no futuro).

Agora, vejamos o Past Perfect. Ele é formado assim:
had + verbo no past participle

As estruturas do Past Perfect e do Present Perfect são similares. E ambos os tempos se referem a algo que começou no passado. Porém, os usos são muitos diferentes. O Past Perfect se refere a uma ação do passado (num momento especificado ou não) que terminou antes de outra ação no passado ou antes de um momento específico no passado, por exemplo: When the kids got home, I had already prepared the dinner. (Quando as crianças chegaram em casa, eu já tinha preparado o jantar.)

As principais diferenças entre Past Perfect e Present Perfect, portanto, são:

  1. O Present Perfect tem influência no presente, enquanto o Past Perfect fica completamente no passado;

  2. O Past Perfect pode vir acompanhado de data e pode ser um momento específico do passado, ao passo que o Present Perfect não pode ter um momento delimitado.

E, antes de encerrarmos este post, queria falar de outra coisa que os alunos costumam confundir, que é quando veem “have had” juntos na frase (como em “I have had a cold”) e não sabem se é Present Perfect ou Past Perfect. Sempre que tiver o “have” ou o “has” na frente, trata-se do Present Perfect. O Past Perfect teria o “had” duas vezes.

Espero que este post tenha ajudado você a diferenciar estes dois tempos com “Perfect”. Se tiver dúvidas, é só deixar nos comentários.