Gramática em inglês: como usar artigos


Os artigos em inglês são muito importantes e, como as regras são bem específicas, vejo que muitos alunos não os usam quando falam. Neste artigo, quero mostrar como usar os dois tipos de artigos em inglês e compará-los, para ajudar você a entender melhor.

Vamos começar dizendo que o inglês tem três artigos: ‘a’, ‘an’, ‘the’. E eles são sempre usados antes de um substantivo.

Como usar os artigos indefinidos em inglês – a/an

Em português, os artigos indefinidos são: um, uma, uns, umas. Os ‘indefinite articles’ (artigos indefinidos, em inglês) que vemos aqui contemplam apenas o singular. Eles são usados quando falamos de algo que não é específico. Por exemplo, ‘a table’ refere-se a “uma mesa”, qualquer mesa. Talvez você queira comer ‘an apple’, uma maçã, sem especificar qual maçã. A regra diz que palavras iniciadas por (sons de) vogal são acompanhadas de an. Se a palavra começar com (som de) consoante, o artigo que a acompanha é ‘a’.

Exceções: Em geral, quando a palavra começa com uma consoante, também começa com som de consoante. O mesmo vale para vogal. Porém, quando a vogal tem som de consoante ou a consoante não tem som, temos as exceções à regra. Se uma palavra começar com a letra ‘u’ e esta tiver som de ‘you’, consideramos que o som é de consoante e usamos o artigo ‘a’, como em: I went to a university (Fui a uma universidade). Da mesma forma, se a palavra começar com um ‘h’ mudo, usamos o artigo ‘an’: We have an hour before the movie starts (Temos uma hora antes de o filme começar).

The, o artigo definido em inglês

Como você já deve desconfiar, o artigo definido em inglês, ao contrário dos indefinidos, fala de um objeto específico. Em português, ele seria como: a, o, as, os. Vamos retomar o exemplo da mesa: I bought the table quer dizer que eu comprei a mesa, uma mesa específica, e a pessoa que escuta sabe de qual mesa estou falando.

O que mais causa confusão com este artigo é saber quando usá-lo e quando não usá-lo.

Não use ‘the’ com:

  • Nomes próprios como London, Steve Jobs ou John Smith.

  • Esportes, como ‘basketball’, ‘tennis’ ou ‘soccer’.

  • Idiomas, como ‘English’, ‘Spanish’ ou ‘Portuguese’.

  • Matérias ou campos de estudo, como ‘Mathematics’, ‘English’ ou ‘Literature’

  • Antes de pronomes possessivos (esta é a bolsa dela = this is her bag)

Sempre use ‘the’ com:

  • Nomes de rios, mares, oceanos, como ‘the Atlantic Ocean’, ‘the Black Sea’ ou ‘the Missouri River’.

  • Desertos, golfos, florestas e penínsulas, tais como ‘the Amazon’, ‘the Sahara Desert’ e ‘the Gulf of Mexico’.

  • Países com ‘States’ (the United States), ‘Kingdom’ (the United Kingdom) e ‘Republic’ (the Dominican Republic).

Veja mais sobre os usos dos artigos indefinidos em inglês (a / an) aqui e mais sobre os usos do artigo definido the aqui.