Gírias que estão pegando fogo em 2016!


Hey bro, whasup?

Não entendeu? É simples a tradução livre: “E aí, cara, beleza?” Numa tradução mais formal: “Ei, irmão, o que acontece?” Mas essas são gírias mais velhinhas, saiba. Hey é uma forma muito americana de dizer Oi. Bro é diminutivo de brother (irmão). Whasup vem de What’s up? (E aí?, O que pega?, O que acontece?). Você acha que a marca WhatsApp vem de qual expressão?

Porém, jovem aprendiz da língua inglesa, hoje, as gírias estão em outro patamar. Com a mobilidade dos celulares, as redes sociais e a internet completamente integradas em nossas vidas, as gírias se reciclam a cada meme, e não é fácil acompanhar. Por isso, a gente facilita e apresenta as gírias fresquinhas dessa temporada de 2016. Então, pega na nossa mão e vem com a gente nessa viagem louca.

Lit (legal)

É o passado do verbo to light (acender). Ou seja, aceso. Se algo é aceso, é que está pegando fogo. É uma nova forma de dizer hot. É algo que é tendência.

Ex.: That party was lit! (Aquela festa foi legal!)

Outra gíria que está pegando e significa o mesmo: snatched.


Sis (irmã, como equivalente de cara)

Cara, essa é a nova substituta de guy e dude. Sis é diminutivo de sister (irmã).

Ex.: Sis, stop talking like that. (Cara, pare de falar assim).

Outra gíria igual que ainda é usada, mas está em desuso: bro.


Extra (exagerado, demais)

Over é uma gíria tão ooooooooooooooooooooooooooold schoooooool. A fim de dizer que algo é exagerado? Esqueça over. Esqueça a expressão over the top. Esqueeeeeeeçaaaaaa!

Ex.: She’s trying too hard. She’s extra. (Ela está se esforçando demais. Ela é exagerada.)

Outra gíria que está pegando e significa o mesmo: boots (horrores). Ex.: I love chocolate boots! (Amo chocolate horrores!).


Woke (ciente, ligado)

Woke vem de woke up, que é o passado de wake up (acordar). Em outras palavras, estar ligado, literalemente acordado para tudo o que acontece.

Ex.: My mom is woke for everything I do (Minha mãe está ligada em tudo o que faço.)


Fam (família)/ squad (turma)

Fam vem de family (família). Squad é esquadrão. É a sua família ou uma turma de amigos mais próximos. Simples assim.

Ex.: My fam is extra dramatic. That’s why I hang out with my squad. (Minha família é dramática demais. Por isso eu saio com minha turma).

Escrito por Valmir Martins.