Formas diferentes de dizer sim em inglês


Uma palavra muito comum e frequente no inglês, é “yes” (sim) que parece ter se originado do inglês antigo “g?se” que é algo como um: pode ser. Você já deve ter reparado qual o tema do post de hoje, não é? Vamos apresentar maneiras alternativas para se expressar com mais clareza e poder dizer sim quando quiser.

Usamos “yes” como resposta a uma pergunta, por exemplo: “Have you seen where I put my briefcase?” (Você viu onde eu coloquei minha pasta?)

Nesse caso, pela resposta ser muito objetiva, algumas alternativas são:

Certainly
(Certamente)

I have
(Sim, eu vi)

Você pode ser informal também:

Sure
(Claro)

Yep ou Yeah
(Sim)

“Yep” and “yeah” são alternativas muito comuns para “yes”, porém são informais, então, evite usar com seu chefe, mas fique a vontade com seus amigos.

O yes também é a resposta a um pedido, que pode ser informal como: ” Could you pass the butter please?” (Você pode me passar a manteiga, por favor?)

Of course
(Claro)

Sure I can!
(Claro que posso!)

No problem!
(Sem problemas!)

Ou um pedido formal, como: “Please make sure the paperwork is finished for 5 o’clock.” (Por favor, certifique-se de que o trabalho estará pronto às 17h.)

I will
(Irei)

Definitely
(Definitivamente)

Absolutely
(Com certeza)

By all means
(Certamente)

“Yes” é usado também para responder a uma oferta, por exemplo:“I’ve got spare tickets to the big game this weekend if you’d like one” (Eu tenho um ingresso sobrando para o jogão dessa semana se você quiser um).

I’d love that!
(Eu adoraria isso!)

You bet!
(Pode apostar que sim!)

Alrighty!
(Certo!)

Existem situações em que você pode concordar com algo, mas não totalmente, ou seja, existem níveis ao dizer um “yes”. Nesses casos, você pode dizer:

Totally!
(Totalmente, completamente)

Yeah, right…
(Sim, certo… – quando não estiver muito certo).

Uma alternativa para “yes” é quando alguém está passando alguma informação e você, para concordar e mostrar que entendeu, pode usar: I see (Entendo)

Qual o seu jeito preferido de dizer sim? Você tem alguma outra sugestão? Deixe seu comentário!

Escrito por Sarah Oliveira