Expressões em filmes: “go with the flow”


Todo mundo gosta de músicas, filmes, seriados – e incluí-los em inglês na sua vida pode ajudar muito! Então, vamos pegar uma expressão que nós encontramos em vários filmes. “Feitiço do Tempo”, de 1993; “Tudo que uma Garota Quer”, de 2003; “Vicky Cristina Barcelona”, de 2008. Todos eles (e muitos outros) têm a expressão em inglês “go with the flow”. E o que quer dizer esta expressão?

Vamos ver onde ela aparece nestes três filmes:

Feitiço do Tempo
Phil e Rita estão conversando. Ele está preso no mesmo dia há algum tempo, e ninguém mais sabe, só ele. Tentando se tornar uma pessoa melhor, numa conversa com Rita sobre o futuro, ele diz que as pessoas pensam demais na carreira e que ele preferiria viver nas montanhas. A resposta de Rita é:
“Oh, I agree. I just like to go with the flow. See where it leads me.”
(Eu concordo. Gosto de só deixar rolar, ver onde vou parar.)

Tudo que uma Garota Quer
Daphne só queria conhecer seu pai britânico e acaba se deparando com bastante gente esnobe, o oposto dela, que veio de uma criação mais liberal. A pior delas deve ser a meia-irmã, Clarissa, a quem ela se compara da seguinte forma:
“You’re snotty little miss cranky pants and I go with the flow.”
(Você é a irritadinha metida, já eu entro na onda.)

Vicky Cristina Barcelona
Vicky e Cristina se envolvem num “quadrado” amoroso com Juan Antonio e sua ex, Maria Elena. E a história é acompanhada por um narrador. Cristina é movida a emoções, mas, em dado momento da história, ela consegue agir de forma tranquila – como explica o narrador:
“In the end, she gradually relaxed and let herself go with the flow of things.”
(No final, ela foi gradualmente relaxando e se deixou levar pela maré dos acontecimentos.)

Depois dos exemplos, acho que vocês já entenderam a expressão em inglês, certo? Go with the flow é aceitar as coisas como elas são, deixar acontecer, deixar rolar. E aí, você se lembra de já ter ouvido esta expressão? Conte para a gente nos comentários onde a ouviu ou usou.

Escrito por Vanessa Spirandeo