Dicas para aprender inglês sozinho (e se divertindo!)


Para aprender uma língua nova, não basta se inscrever em um bom curso, participar das aulas e fazer as atividades. É preciso ter interesse real, paixão por aquilo ou, pelo menos, dedicação. Eu sempre fui apaixonada por inglês e, meio que por uma imposição familiar, fui obrigada a assistir a filmes com legenda e cresci ouvindo rock internacional, ou seja, não aprender a língua não era uma opção.

E eu consigo aprender inglês só vendo filme legendado e ouvindo música? – você pode estar se perguntando. Não, é claro que não! É preciso muito mais do que isso, porém, se imergir na língua é importante (temos dicas de como praticar inglês todos os dias também).

Entrar em contato com a cultura da língua inglesa me ajudou a aprender bastante, principalmente quando a questão era a pronúncia. Para algumas pessoas, falar em inglês é extremamente difícil, porém, uma das razões para isso é não treinar o ouvido e a voz.

Uma dica que pode parecer boba, ou até absurda para alguns, é imitar as falas dos filmes, por exemplo. Eu tenho de cor diversas falas dos meus filmes favoritos. Além de terem me ajudado com a pronúncia, era engraçado antecipar as cenas e irritar as pessoas em volta!

Para mim, esse processo também auxiliou em uma dica muito comum dos professores: pensar em inglês. O melhor de tudo é que, para fazer isso, você só precisa de você mesmo! Quando estiver planejando sair com os amigos, pensando no que fará ao chegar em casa ou mesmo esperando no ponto de ônibus ou preso no trânsito, forme sentenças em inglês na sua cabeça e, sempre que perceber que algo está faltando (uma palavra, uma colocação mais adequada), anote em um caderno ou no celular e pesquise.

Já conferiu nosso post sobre a importância de se ter um caderno de inglês para fazer anotações?

Assistir a filmes em inglês não ajuda apenas com o vocabulário, mas, por ser um uso da língua descontraído e cotidiano, você aprende os tons de voz para se expressar de maneira engraçada, irônica, sarcástica e mesmo irritada! São todas essas nuances da conversação que também importam para desenvolver uma boa comunicação em inglês. Não se esqueça de que ver filmes, seriados com legenda é muito importante. Deixe a preguiça de lado e você verá o quanto é possível aprender com uma mudança pequena!

Outra maneira divertida de aprender é fazendo o que as pessoas chamam de lip sync. Ainda não sabe o que é? Coloque uma música do seu gosto e cante sincronizado com o vocal, inclusive, encenando! Assim, você pratica a pronúncia, a leitura em inglês (para acompanhar a letra) e fica até mais fácil memorizar expressões e vocabulário novos.

Essas foram algumas dicas de como você pode aprender inglês sozinho incluindo alguns aspectos culturais da língua no seu dia a dia e buscando sempre por assuntos que chamem sua atenção. Assim, aprendendo inglês online na EF English Live e seguindo essas dicas, falar inglês com fluência será uma consequência!