Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
No Comments

Dicas essenciais para escrever um currículo em inglês

Dicas essenciais para escrever um currículo em inglês

O primeiro passo para conseguir um emprego é aperfeiçoar seu ‘CV’ ou ‘resume’. E ter um currículo em inglês bem escrito é sua chance de destacar suas habilidades para conseguir aquela entrevista especial. É como escrever um currículo assim que vamos mostrar agora:

  1. A aparência importa
    Cause uma boa primeira impressão com um currículo organizado e fácil de ler. Se for impresso, use papel de boa qualidade e fonte 11 ou 12, sem formatações que distraiam e com um texto enxuto.
  2. Seja breve
    Currículo não é biografia. O recrutador vai bater o olho no CV para ver se você serve, então, destaque o principal: formação, experiência de trabalho e conquistas pontuais relevantes para o cargo a que se candidatou. É preferível que seja de uma página apenas, mas duas são aceitáveis.
  3. Facilite o contato
    Coloque as informações de contato no topo, logo abaixo do seu nome completo, com endereço, e-mail, celular e Skype. Se for relevante para sua área, acrescente Twitter e outros perfis de redes sociais, mas lembre-se de tomar cuidado com a imagem que passa online.
  4. Mantenha a lógica
    Organize o currículo em inglês em três categorias básicas: experiência, formação e habilidades. Apresente sua experiência em ordem cronológica, da mais recente à mais antiga, ou agrupe por funções similares. Escolha de acordo com o empregador.
  5. Títulos são essenciais
    Mostre-se profissionalmente usando títulos relevantes para cada cargo. Seja descritivo e preciso. Ao invés de ‘sales’ (vendas), por exemplo, você pode dizer ‘Sales Director’ (diretor de vendas), indicando seu nível e sugerindo seu escopo de responsabilidades.
  6. Seja direto e honesto
    Use listas com itens ao invés de parágrafos (lembre que eles batem o olho apenas). Porém, preste atenção à ortografia e à gramatica. Peça para alguém que fala inglês e em que você confia para revisar.
  7. Use verbos de ação
    Palavras fortes mostram um profissional capaz e talentoso. Deixe seu CV repleto de palavras assim para chamar a atenção do recrutador:

    • ‘Launched’ (lancei): “Launched a new marketing channel that generated a 50% increase in sales leads.” (Lancei um novo canal de marketing que gerou um aumento de 50% nas vendas.)
    • ‘Directed’ (dirigi, guiei): “Directed a successful team of ten employees” . (Gerenciei um time de sucesso de dez funcionários.)
    • ‘Created’(criei): “Created a campaign concept that doubled sales figures for the month.” (Criei um conceito de campanha que dobrou o número de vendas no mês.)
    • ‘Led’(liderei): “Led monthly training sessions for new staff.” (Liderei sessões de treinamento mensais para a nova equipe.)
  8. Seja honesto
    Seja honesto com você: veja seu currículo e pergunte-se se você se contrataria. Se a resposta for “não” ou “talvez”, é melhor rever o currículo. Se for “sim”, prepare-se para a entrevista em inglês.

PS: uma dica extra é ler este artigo sobre currículos para o Reino Unido, caso pretenda se candidatar a um cargo lá.

Stephen Grennan

Vim da Irlanda, onde comecei a ensinar inglês. Foi lá que conheci minha esposa brasileira, Ana Paula. Já viajei o mundo todo, aprendi a valorizar o aprendizado de idiomas como forma de vivenciar novas e maravilhosas culturas. Amo minha vida no Brasil.