Dicas em inglês para um bom discurso de vendas


O começo de uma boa venda é um bom discurso. Não importa o produto, mas como você irá entregar as informações ao cliente. Ao criar um sales pitch (discurso de venda/argumento de venda), você deve se atentar a alguns detalhes que podem influenciar o client (cliente).

Do research on the client (Faça pesquisa sobre o cliente)

Meet the needs (atender às necessidades) do cliente é uma das coisas mais importantes. Segundo o blog do Salesforce, 82% dos sellers (vendedores) não estão em sincronia com os buyers (compradores). Em outras palavras, saiba o que seu cliente quer. Para tal, research beforehand (antecipadamente) para entender sua target audience (público-alvo). É preciso ser certeiro nessa área.

Procure pela decision maker (pessoa que irá decidir)

Para apresentar o seu sales pitch, não adianta ter um contato de uma residência, fazer a ligação e falar com a filha da matriarca responsável pelas contas. Ou o empregado que não decide absolutamente nada. Atente para o first step (primeiro passo) acima.

Present the product (Apresente o produto)

Em um sales pitch, obviamente, você irá present the product, levando em conta o client’s issue/problem (problema/questão do cliente) a fim de resolver com o que você está tentando vender. Mas é muito importante seguir alguns detalhes:

  • Eye contact (contato visual): olhar nos olhos do client torna você confident (confiante).

  • Use open body language (linguagem corporal aberta): isso significa que sua posture (postura) deve ser sempre upright (ereta), e sua gesticulação, sempre aberta. Sem crossed arms (braços cruzados), mas sim open arms (braços abertos) e a smile on your face (um sorriso em seu rosto).

  • Straight to the point (direto ao ponto): é chato quando o seller dá voltas, fala de seu dia, sobre si mesmo, e não fala do product. Isso é um sales pitch, não se esqueça, não uma small talk (conversa fiada, papo furado), lembra?

Objections

Seu cliente irá fatalmente ter objections (objeções), portanto be prepared for questions (esteja preparado para perguntas). Faça uma lista de possíveis objections, seguindo o budget (orçamento), authority (autoridade), need (necessidade) e time (tempo), mais conhecido como BANT. Respondendo a essas perguntas beforehand, durante a pitch, suas chances de sucesso aumentam.

Let the client talk too (deixe o cliente falar também)

Essa é óbvia, mas muitos sellers se esquecem. Golden rule (regra de ouro): ouça seu cliente. No discurso dele, você encontrará pontos nos quais poderá trabalhar. Use your empathy (use sua empatia) e entenda os challenges (desafios) que ele enfrenta para abordar melhor ainda o client.

Bonus

Uma call to action (chamada para a ação) é importante. Não deixe o cliente resolver quando irá comprar. Marque uma followup meeting (reunião de acompanhamento) ou um trial period (período de teste) do seu product.

Você é um good seller? Tem mais dicas para complementar o que compilamos? Escreva nos comentários!

Escrito por Valmir Martins.