Como perguntar o significado de algo em inglês


Em geral, quando estamos aprendendo uma outra língua, nos preocupamos em saber como fazer perguntas clássicas em inglês. Mas tem um tipo especial de pergunta muito importante: suponha que um amigo está falando sobre um assunto que você não entende muito bem, e ele acaba dizendo uma sigla ou uma palavra que não faz sentido para você. Como saber o que ele quis dizer? É isso que você vai aprender nesse post.

A forma mais simples de perguntar o significado de algo é “What is…?” (O que é…?). Mas não precisa parar por aí! Você pode explorar novas formas de fazer esse tipo de pergunta, assim se torna mais fluente, e sua expressão oral acabará se tornando mais natural. Além disso, você conseguirá entender melhor os nativos.

Grab your pencil (or tablet) and write it down! (Pegue seu lapis – ou tablet – e anote aí!)

What does it/that stand for?

To stand for” quer dizer “representar, simbolizar”. Então, quando você não souber o significado de alguma expressão ou sigla, diga “What does it stand for?” ou “What does that stand for?”. Quer ver como funciona na prática? Separamos um vídeo de uma conversa entre Sheldon e Penny, de The Big Bang Theory, em que essa expressão é usada.

Ao ficar confusa com o significado da gíria “AFK” (“away from keyboard”), Penny pergunta a Sheldon “What is AFK?” (O que é AFK?). Logo após a explicação, Penny diz “Oh, I see” (Ah, entendo), mas Sheldon acredita que ela também está usando uma gíria (que no caso, imagina ser “OIC”). Aí, ele devolve a pergunta “What does that stand for?”.

What does it mean?

Além de “What do you mean?”, que significa “O que você quer dizer?”, temos também “What does it mean?”, que quer dizer “O que isso quer dizer?” ou “Qual é o significado disso?”. É uma alternativa que acaba colocando o foco no significado da coisa ou da expressão, e não no que a pessoa quis dizer com aquilo que falou.

A: Richard told me the CEO of the company is thinking about relocating our team.
(Richard me disse que o diretor executivo da empresa está pensando em realocar nossa equipe.)
B: What does it mean? Will we work in another building?
(O que isso quer dizer? Vamos trabalhar em outro prédio?)

What do you mean by…?

Sua amiga disse algo que não fez sentido para você. O que podemos dizer para pedir uma explicação melhor? Uma opção é “What do you mean by that?”, ou então, “What do yout mean by…” seguido da frase que ela disse.

A: Sometimes I think Susan should stay away from her coworkers.
(Às vezes, acho que a Susan deveria ficar longe dos colegas de trabalho dela.)
B: What do you mean by “stay away from her coworkers”? What’s wrong?
(O que você quer dizer com “ficar longe dos colegas de trabalho dela”? Qual o problema?)

Agora ficou mais fácil se comunicar, não é mesmo? Com essas perguntas, você pode se motivar a conversar sobre novos temas com amigos ou até mesmo se comunicar com nativos sem medo de ficar com dúvidas sobre o significado de palavras ou expressões. Lembre-se: treinar é muito importante durante o aprendizado!

Escrito por Bruno Lopes.