Como o Halloween é comemorado no mundo


O Halloween é uma comemoração anual que acontece em países do mundo todo no dia 31 de outubro, véspera do dia de todos os santos.

O que se vê no Halloween vai desde simplesmente acender velas para honrar os mortos até se vestir com fantasias de bruxa para brincar de “trick or treat” (gostosuras ou travessuras)

A história do Halloween

Apesar de os EUA serem o país mais lembrado quando se fala de Halloween, a data tem origem bem mais antiga. Muitos acreditam que a celebração seria a versão cristã que se originou de rituais pagãos celtas que aconteciam nesta época na Escócia e na Irlanda. Outros creem que a celebração é similar, mas que surgiu independente disso. O nome “Halloween” é a junção de “All Hallows’ Eve”, que significa justamente “véspera do dia de todos os santos”. Se você quiser conhecer o vocabulário para falar da festa, acesse nosso post sobre inglês para Halloween.

Tradições da data mundo afora

Irlanda
Vamos começar por um dos países onde a festa se originou. Muitos costumes que vemos no Reino Unido, nos EUA e em outros países onde se fala inglês vieram daqui: usar costumes, as crianças brincando de “trick or treat” (gostosura ou travessura) para pegar candy (doces). O que tem a cara da Irlanda são as bonfires (fogueiras) acesas por todo o país, especialmente em áreas rurais – são grandes, feitas ao ar livre e usadas para a comemoração. Outra coisa bem irlandesa é o Barnbrack, um tipo de pão de Halloween similar a um panetone. A diferença é que o Halloween Brack tem objetos dentro para brincar de adivinhar o futuro. Se achar um anel no seu pedaço, por exemplo, significa que você se casará em breve.

Estados Unidos
Além do emblemático trick or treating, os americanos costumam decorar bem as casas para a ocasião. Uma decoração comum são as jack o’lanterns, lanternas de abóboras esculpidas e entalhadas para parecerem caras assustadoras. Na Irlanda e na Escócia, eles também usam nabos para fazer as lanternas. Além disso, eles fazem gincanas. Uma brincadeira de Halloween popular nos EUA é bobbing for apples – aqui, algumas maçãs são colocadas num balde ou panela grande de água, e as crianças precisam pegar a fruta com a boca, sem usar as mãos.

Áustria
Neste país, o costume é alimentar quem já foi dessa para melhor. Eles deixam pães, água e uma lanterna numa mesa antes de irem dormir na noite de Halloween. Isso ajuda a garantir que as almas que voltam para a Terra nesta noite estejam cuidadas.

Bélgica
Na Bélgica, as velas são acesas no Halloween para homenagear a memória de amigos e parentes falecidos. Eles também ficam ressabiados com black cats (gatos pretos) nesse dia, porque acreditam que seja má sorte um desses entrar em casa ou passar na sua frente.

Alemanha
Os alemães comemoram o Halloween como o dia de todos os santos. A festa se estende de 31 de outubro a 8 de novembro. As pessoas rezam na igreja por aqueles que já morreram e visitam os túmulos de entes queridos. Uma tradição mais incomum é que eles escondem as facas para se proteger dos espíritos que voltam nessa época.

Qual foi a tradição com que você mais se identificou?

Escrito por Vanessa Sapirandeo