Como fazer amigos em inglês


Fazer novos amigos é sempre muito bom. Fazer amigos em outros países então é melhor ainda. Poder trocar experiências com pessoas que cresceram em culturas diferentes da nossa é algo riquíssimo, além de ser uma ótima maneira de treinar outro idioma, no caso, o inglês.

Mas aí vem a pergunta: como devo fazer e o que dizer na hora de fazer amigos em inglês?

Essa é uma questão que é difícil de responder, até porque há várias situações em que podemos fazer amigos. Mas podemos dar algumas dicas de como puxar assunto com uma pessoa desconhecida no idioma.

Primeiramente, quando nos referimos a fazer novas amizades, podemos dizer “make new friends” ou, quando dizemos que vamos fazer amizade com alguém, usamos “make friends with”.

Há algumas ocasiões que são mais propícias para isso. Um bom exemplo são festas ou eventos. Esse é o tipo de situação em que você pode tentar socializar com as pessoas do local para fazer amizades.

Uma estratégia é pedir licença para se sentar ao lado de alguém. Nesse caso, você pode dizer:
Excuse me, can I sit here? (Com licença, posso me sentar aqui?)

Outra forma de puxar assunto com alguém em um evento desses é fazer algum comentário sobre algum detalhe do local, como a decoração ou a comida. Por exemplo:
These appetizers are incredible. Have you tried them yet? (Esses aperitivos estão incríveis. Você já experimentou?)

Você pode também tentar encontrar algo em comum com a pessoa que está próxima a você, como roupa, sapato ou algum adereço e fazer algum comentário positivo. Nesse tipo de abordagem, você pode usar:
I love your … I have a/an equal. Where did you buy it? (Adorei seu/sua… Eu tenho um/uma igual. Onde comprou?)

Agora, se você não estiver em um evento e não conhecer ninguém, por mais clichê que possa parecer, você pode falar sobre o tempo/clima. É meio batido, mas sempre funciona.

Se estiver chovendo, diga: It’s raining a lot, isn’t it? (Está chovendo muito, não está?)

Ou então: Nice weather, isn’t it? (Dia bonito, não é?)

Uma situação que é bastante corriqueira é enfrentar filas, certo? E por que não aproveitar e fazer amizade com que está esperando junto com você?

Tente perguntar há quanto tempo a pessoa está esperando:
How long have you been waiting here? (Há quanto tempo você está esperando aqui?)

Depois, é só desenvolver a conversa, partir para outros assuntos e fazer uma nova amizade.

Essas foram nossas dicas de como fazer, ou pelo menos tentar fazer, amigos em inglês. Se você conhece mais algum jeito ou achou que deixamos alguma situação de fora, deixe um comentário para nós.

Escrito por Rogério Ramalho.