Como falar inglês como um nativo


Muitas pessoas costumam pensar que entender um nativo falando inglês rápido é um teste de compreensão oral da língua. Isso é verdade, entretanto aprender e falar inglês não para aqui. Ser fluente na língua inglesa envolve falar não só rapidamente, mas também ser claro no que fala. Pensando nisso, aqui vão dez dicas do que você pode fazer para falar inglês como um nativo:

Para começar a falar rápido, tente “read” (ler) rápido em inglês.

Essa atividade fácil e simples é o seu primeiro passo para falar inglês com mais naturalidade. A parte mais importante dessa atividade é você ler em voz alta. Isso mesmo, apenas leia em voz alta por dez minutos, todo dia. Estabeleça a meta de ler um pouco mais rápido a cada semana. Em breve, você vai perceber que está lendo com bastante fluência e rapidez.

Enquanto estiver lendo em voz alta, procure ser o mais claro possível.

A clareza é alcançada quando você fala com confiança. Quando você pronuncia adequadamente os sons em inglês, você consegue enunciar melhor. Então, quando for ler em voz alta, lembre-se de enunciar e ser o mais claro possível.

Procure usar palavras e frases de ligação ou transição quando falar inglês.

Exemplos de palavras de transição e ligação são “also” (além disso, também), “for example” (por exemplo) e “however” (entretanto, contudo). Muitas pessoas acabam usando “uh” e “hmm” quando falam. Evite essas palavras. As palavras de transição, que são conjunções e advérbios, demonstram maior fluência ao falar; ao usá-las adequadamente, você pode passar de uma ideia para a outra sem dificuldades. Portanto, elas permitem que você relacione frases e ideias com mais rapidez, tornando sua fala mais rápida e precisa.

Observe as pessoas falando inglês nos programas de TV e filmes.

Mas não vale só “sit and watch” (sentar e assistir), é importante prestar bastante atenção e, se necessário, fazer anotações. Observe como eles fazem as conexões entre as frases e pensamentos. Assistir com legenda em inglês também facilita o entendimento, principalmente de palavras desconhecidas, que você pode buscar melhor o significado posteriormente. Essa atividade não vai apenas melhorar a sua compreensão do inglês, mas ver nativos falando rapidamente irá motivar você a falar mais rápido também!

Como um bom nativo, use gírias ao falar inglês.

É muito mais comum encontrarmos gírias e jargões na fala do que na escrita da língua, e também elas variam de acordo com a região – gírias que são comuns nos Estados Unidos, podem não ser usadas na Inglaterra ou no Canadá, por exemplo. Para aprender melhor as gírias, a dica anterior (4) pode ajudar bastante!

A língua inglesa possui diferentes “accents” (sotaques), se habitue a eles.

É importante entender que todos que falam a língua inglesa têm sotaque – até mesmo dentro de um único país existem diversos tipos de pronuncias. O legal é que o sotaque dá um toque a mais na língua, dá uma certa personalidade. Uma dica para compreendê-lo é prestar atenção na entonação e dominar o máximo da fala. Aqui a EF English Live você pode fazer aulas em grupo ou particulares com professores do mundo todo, ou seja: vai aprender a entender melhor os sotaques do inglês com mais facilidade.

Faça amizades com pessoas de outros países.

Fazer amizades, mesmo que sejam online, com pessoas de outras culturas e países acaba forçando você a se comunicar com certa naturalidade e faz com que a linguagem flua – essa é uma ótima maneira de aperfeiçoar o inglês, colocando sempre em prática e em situações reais.

Ouça músicas e podcasts em inglês.

Assim como assistir à programas de TV e filmes, escutar músicas em inglês pode ajudar muito na compreensão e pronúncia da língua. O podcast também pode ser seu grande aliado na busca de como falar inglês como um nativo, pois você consegue escolher vários assuntos e opiniões que trazem novos vocabulários. Você pode dar uma olhada no nosso Spotify para começar a colocar em prática essa dica!

Mudar a configuração do “language” (idioma) do seu celular para o inglês.

Mudando o idioma do seu celular e tablet para o inglês, você introduz a linguagem cada vez mais na sua rotina, se acostumando e fazendo com que a língua inglesa seja algo mais natural para você.

Conversar consigo mesmo em inglês.

Essa dica pode parecer um pouco boba, mas tenha certeza de que ajuda muito no processo da “fluency” (fluência) e confiança para falar o bom inglês em voz alta. Você pode começar conversando consigo mesmo em frente ao espelho e criando tanto situações do dia a dia, quanto situações mais específicas, como uma entrevista de emprego, por exemplo.

Gostou das dicas? Então assista ao vídeo abaixo para conhecer a nossa escola de inglês, onde você aprende a falar o idioma de verdade!