Dicas para escrever uma história em inglês


Escrever com clareza é essencial quando vamos redigir um texto e, em inglês, isso não é diferente. Se você vai escrever um e-mail, por exemplo, deve fazê-lo de maneira concisa e clara, para que as pessoas entendam com facilidade. Entretanto, existem ocasiões em que você pode se soltar um pouquinho mais e experimentar as maneiras de usar seu inglês para escrever um texto criativo, contando uma história, por exemplo.

Para contar uma história, é importante garantir que as pessoas entendam o “plot” (centro da trama) e, principalmente, fazer com que o leitor continue lendo. Confira algumas de nossas dicas para desenvolver ainda mais suas histórias em inglês.

Escolha quem está contando a história

Um dos tipos de narração mais comum é a feita na 3ª pessoa. Ela funciona assim: “Simon left his car and walked towards the empty house.” (Simon saiu do carro e andou em direção à casa vazia). A narração na 3ª pessoa é muito usada, pois permite que os pensamentos dos “characters” (personagens) sejam transmitidos com facilidade, além de ser possível narrar alguns aspectos importantes antes que os próprios personagens saibam ou percebam. Narrando em 1ª pessoa, o efeito dramático pode ser maior, pois a história vai possuir apenas um ponto de vista, que é o do personagem que narra: “I got out of my car and walked towards the empty house.” (Saí do meu carro e andei até a casa vazia). Quando esse tipo de narração é bem descrita, temos uma ótima história, pois é como “enxergar” com os olhos de outra pessoa. Então, preste atenção ao tipo de história que você quer contar para escolher o narrador certo!

Use um vocabulário apropriado

Para escrever um bom texto em qualquer língua, é importante usar todos os recursos que ela oferece, como os sinônimos e gradações, palavras com significado similar. A palavra “walk” (andar), por exemplo, poderia ser substituída por “stroll”, “stagger”, “stride”, “swagger”, “saunter” ou “schlepp”, que se referem a andar, porém com sentidos mais específicos como cambalear, andar lentamente ou mesmo andar com um ar de arrogância. Tudo depende de como você gostaria de contar a sua história.

Brinque com a estrutura da frase

A língua inglesa possui uma ordem direta nas frases, assim como o português, mas isso não quer dizer que alterações e inversões não possam ser feitas pelo bem “dramático” do seu texto. A frase “I didn’t realise there was a body behind the door until I opened it” (Eu não percebi que tinha um corpo atrás da porta até que eu a abri) pode ter um efeito mais dramático se mudarmos a ordem para “Not until I opened the door did I realise there was a body behind it!” (Foi só ao abrir a porta que percebi que havia um corpo atrás dela!). Então, ao escrever um texto, pense em qual informação você gostaria de enfatizar e coloque no início da frase, ou guarde para o final da sentença para surpreender o leitor.

Deixe o personagem falar

O “reported speech” é útil em várias situações, mas para uma escrita criativa, de contos e histórias, o “direct speech” costuma ser mais usado. A seguinte frase: “Simon said that there was a body behind the door” (Simon disse que tinha um corpo atrás da porta) está na ordem direta e, para deixarmos ela um pouco mais narrativa e dramática, fazemos assim: “There’s a body behind the door said Simon.” (Tem um corpo atrás da porta, disse o Simon). Portanto, dê liberdade ao seu personagem, deixe que ele fale com suas próprias palavras.

Pense na estrutura da história

As histórias costumam seguir uma estrutura simples: início (abertura), complicação, crise e resolução. O início situa o local e tempo da história, além de apresentar os personagens principais; então, algo acontece e dificulta ou complica uma situação, talvez um novo personagem apareça. Depois disso, a crise ou problema principal é resolvido. Entendeu? Seguir essa estrutura é uma boa maneira de treinar a sua escrita dramática.

Com essas dicas, por que não começar a escrever uma história em inglês? Tem alguma ideia em mente? Conte para a gente, quem sabe ela não se torna um best-seller?

Escrito por Wil Procter.