Como escrever um e-mail em inglês


Nós sempre falamos sobre a importância do inglês para a vida profissional, e isso não tem como negar. Além das vantagens pessoais em ser bilíngue, o inglês é muito usado no mundo corporativo como principal maneira de se comunicar, seja nos contratos e negociações como também em e-mails.

Para ajudarmos com esse último caso, separamos algumas dicas de como escrever um e-mail em inglês de maneira adequada para o ambiente de trabalho.

As pessoas enviam e-mails, pois o formato deles é mais curto e objetivo. Se estiver escrevendo um novo e-mail, e não apenas respondendo o que recebeu, uma das primeiras coisas a se fazer é determinar o “****subject”, ou assunto em inglês. Depois disso, abra o seu e-mail com o cumprimento em inglês adequado. Se tiver que ser mais formal, uma opção é usar “****Dear”, que é o nosso “Caro”. Por outro lado, se estiver escrevendo para um colega e puder ser mais descontraído, use apenas **“**Hi” ou **“**Hello” (Oi, olá). Você também pode incrementar a sua introdução com “How are you?” (Como você está?) ou **“**Hope you are fine” (Espero que esteja bem.)

Cumprimentos feitos, agora é hora de seguir para o corpo do e-mail. A ideia é ir direto ao ponto principal, então, se quiser falar sobre alguma dúvida, introduza o tema com: “I am writing to enquire about ou **“**I am writing in reference to… our latest sales report (Gostaria de perguntar/saber… sobre nosso último relatório de vendas). Se estiver escrevendo sobre algo que foi requisitado, comece com **“**As requested…” (Conforme solicitado…) ou “As agreed…” (Como combinamos…).

Caso você precise pedir algo, seja educado! Expressões como: **“**Could you…?” ou **“**Would you…?” dão conta do recado.

Por outro lado, se o e-mail for de resposta, comece agradecendo: **“**Thank you for your prompt reply” (Obrigado por sua rápida resposta) ou **“**Thanks for getting back to me” (Obrigado por me responder).

Depois de desenvolver seu texto, certifique-se de ter falado tudo o que precisava e também de revisar o inglês também para não ir com erros.

Se seu e-mail precisar de uma resposta, deixe isso claro ao final com: **“**I look forward to hearing from you” (Aguardo pela sua resposta). Ou, então, mostre-se à disposição para ajudar caso haja alguma dúvida: **“**If you have any questions, let me know” (Se tiver alguma dúvida, me avise).

Ao encerrar, agradeça novamente. Você pode acrescentar **“**Have a nice day” (Tenha um bom dia) ou algo como **“**Best regards” e seu nome.

Essa são apenas algumas dicas para você escrever de maneira adequada um e-mail em inglês.  Que tal aproveitar e conferir o curso de inglês online da English Live?

Escrito por Sarah Oliveira.