Como é o jantar de Ação de Graças nos EUA


Uma das celebrações mais importantes no calendário dos Estados Unidos é o Thanksgiving, conhecido por aqui como Ação de Graças. Este dia é comemorado na 4ª quinta-feira de novembro. Em 1863, o Presidente Abraham Lincoln decretou que o dia fosse feriado. Historicamente, diz-se que ele serve para relembrar a primeira colheita que peregrinos, puritanos e nativos celebraram juntos. Hoje, é um momento em família ainda para comemorar e agradecer também pelo que se tem de bom na vida.

O Thanksgiving dinner (jantar de Ação de Graças) é o centro da comemoração. Se você vê seriados americanos, já deve ter visto a cara de um jantar desses e notado que a refeição é acompanhada de futebol americano na televisão. Agora, o que é que tem na mesa?

Turkey: O peru é tradicional tanto na Ação de Graças quanto no Natal, porque é uma ave grande, dá conta de alimentar toda a família. O peru é assado e costuma ser recheado com chestnuts (avelãs), sausage (linguiça) e grãos.

Cranberry sauce: Essa fruta tem um nome em português – oxicoco. Mas a maioria conhece como cranberry. O sauce (molho) feito com ela acompanha o peru. Em tese, a fruta acompanha o jantar por ter sido apresentada aos peregrinos pelos nativos. O molho é bem simples de fazer, parece uma geleia: ferva água com açúcar, acrescente as frutas e deixe até que elas estourem e se misturem à água, para que você possa misturar, amassar e dar a consistência certa.

Vegetables: Já que tudo começou com uma colheita, nada mais justo do que ter legumes à mesa. A maioria é composta de raízes: potato (batata), parsnip (pastinaca, uma espécie de cenoura branca), carrot (cenoura), yam (inhame) e o mais popular de todos, a pumpkin (abóbora).

Marshmallow sweet potatoes: Batata-doce não é doce o suficiente para o jantar de Ação de Graças, então, eles colocam marshmallows nelas. As batatas-doces são assadas, amassadas como purê, misturadas com butter (manteiga) e cinnamon (canela), cobertas com os marshmallows e devolvidas ao forno até que os doces no topo estejam dourados.

Pumpkin pie & Pecan pie: duas pies (tortas) comuns de sobremesa (sim, tem mais doce!) são de abóbora e de nozes de pecã. Abóbora, de fato, é o sabor do outono nos EUA. Já as nozes podem ser usadas na torta e no recheio do peru.

Agora, para celebrar aqui no blog também, conte para a gente: what are you grateful for? (pelo que você agradece?)

Escrito por Bárbara Braga