Para debater bullying em inglês


Vamos falar sobre bullying?

Conforme avança no inglês, mais do que regras e dicas, o que muito aluno quer é ampliar o vocabulário para ter conversas mais variadas. Por isso, vamos tratar deste tema hoje e aproveitar para ver palavras sobre ele em inglês.

Bullying é um termo em inglês que vem de bully. Como verbo, significa usar força ou poder para hurt (machucar) ou humiliate (humilhar) alguém tido como mais fraco. Como substantivo, bully é a pessoa que pratica o bullying, o “valentão” – em geral, alguém que quer ser mais popular (popular), feel powerful (sentir-se poderoso) e/ou com self-esteem issues (problemas de autoestima).

E como acontece? Em geral, é por verbal abuse ou physical abuse (agressão verbal ou física). Podem começar quando alguém annoys ou bothers (perturba) outro de forma que intimidates (intimide), threatens (ameace) ou insults (insulte). Gossip and rumors (fofoca e boatos) também qualificam, mesmo que na internet – é o que chamamos de cyber bullying. Na parte física, o bully pode beat up (bater) nas vítimas.

Ainda é possível sofrer bullying sem palavras ou agressão física. Quando um grupo isolates (isola) e ignores (ignora) alguém, causando emotional pain (dor emocional), a victim (vítima) pode se sentir tão devastated (arrasada) quanto se tivesse levado uma surra.

Para apoiar quem sofre com isso, é importante to talk (conversar), estimular grupos a support each other (apoiar um ao outro) e defend themselves (se defenderem). Os mais jovens precisam aprender como não ser apenas bystanders (espectadores) em situações de bullying. Quem vê cenas de bullying e não faz nada pode feel bad or guilty (sentir-se mal ou culpado) depois.

Atividades de problem-solving (solução de problemas) com crianças dão a elas os recursos para resolver conflitos sem a necessidade de respond aggressively (responder/reagir agressivamente). Procurar ajuda de counselors (orientadores) na escola é outra ação bacana. Com adultos, ainda pode acontecer o workplace bullying, que é mais difícil de identificar.

É preciso courage (coragem) para lutar contra esse problema, especialmente quando se é mais novo, e emotional support (apoio emocional) ajuda.

Escrito por Vanessa Spirandeo.