Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
2 Comments

Como causar uma boa impressão numa entrevista em inglês

Como causar uma boa impressão numa entrevista em inglês

Entrevistas de trabalho podem ser complicadas em seu idioma nativo, que dirá em inglês. Você tem que dar conta do nervosismo, se expressar claramente e, ainda por cima, garantir que cobrirá todos os pontos necessários para apresentar uma boa imagem de si mesmo. Há tanto para pensar antes de se preocupar com seu inglês. Porém, seguindo os passos abaixo, o processo pode ficar mais fácil – e torcemos para que você consiga o emprego de seus sonhos.

Chegue cedo
Parece simples, não? É um conselho que se aplica a qualquer entrevista: atrasar-se não impressiona o entrevistador. E essa dica se torna ainda mais importante numa entrevista em outro idioma, porque o atraso causa nervosismo, e ficar calmo é importante para falar bem e se expressar com clareza.

Prepare-se bem, mas não escreva um roteiro
Em geral, é fácil adivinhar o tipo de informação que o entrevistador vai querer saber numa entrevista de emprego, mas não dá para saber tudo, Certifique-se de saber todo o vocabulário de que precisa para se descrever e falar de sua experiência de trabalho, porém, não tente montar um roteiro. O entrevistador pode fazer a mesma pergunta de diversas formas diferentes e é preciso responder a pergunta direito, não só dar informações relacionadas.

Conte ao entrevistador o que ele quer saber
De novo, responda as perguntas do entrevistador como numa conversa, interaja, não dê uma resposta ensaiada, uma listinha de informações. A entrevista serve para ele saber mais do que seu currículo mostra. Se repetir seu currículo em inglês, não tem motivo para fazer a entrevista.

Acrescente detalhes extras
É provável que haja informações extras que você queira dar ao entrevistador para mostrar que você será um grande funcionário, e elas podem não ter relação direta com as perguntas feitas. Tente inseri-las após responder uma pergunta do entrevistador com expressões assim: “This might be a good time to explain…” (Esta pode ser uma boa hora para explicar..), “This is related to…” (Isso tem relação com…) ou “An example of this might be…” (Um exemplo disso pode ser…). Adicione a informação extra de jeito relevante.

Pense em exemplos
Entrevistadores sempre pedem qualidades, pontos fortes e fracos. São bons tópicos para você praticar antes de uma entrevista (se for nosso aluno, recomendamos uma aula particular). Pense nessas palavras em inglês e em exemplos de ações suas que demonstram tais qualidades.

Seja educado e simpático, sem ser informal demais
Evite gírias na entrevista. Use perguntas educadas, como “Would you tell me…?” (Você me diria…?) ou “Could you tell me…?” (Poderia me dizer…?). Apesar de muitos escritórios usarem inglês informal no cotidiano, não é uma boa ser informal demais com o entrevistador. Refira-se à pessoa como ‘Mr.’ (senhor) ou ‘Ms.’ (senhora/senhorita) seguido do sobrenome da pessoa, a menos que a pessoa peça algo diferente.

Concentre-se no que está dizendo
É importante falar bem inglês, contudo, o entrevistador está mais interessado no conteúdo do que você está dizendo do que na forma com que diz. A menos que o entrevistador esteja especificamente testando seu inglês, concentre-se na informação que passa em suas respostas. É melhor ele achar que você entende muito da sua área do que pensar que você fala inglês bem, mas não sabe o suficiente sobre seu ramo.

Você tem mais alguma dica extra para compartilhar com a gente para ajudar em entrevistas de trabalho em inglês? Deixe nos comentários. Boa sorte!

Bárbara Braga

Estudo Letras na USP e trabalhei na equipe de conteúdo da Englishtown.Quando criança, descobri a afinidade por aprender novos idiomas. Meu grande hobby é observar as línguas e o uso que fazem delas. Afinal, isso pode contribuir para meu grande sonho de viajar o mundo.