5 palavras muito usadas no inglês americano


Já falamos de algumas diferenças entre inglês americano e inglês britânico no blog. E são essas diferenças que enriquecem ainda mais a língua inglesa. Hoje, vamos falar sobre algumas palavras muito usadas pelos americanos, conhecer seus significados e até a origem. Vamos começar?

Cool
Talvez “cool” seja uma das palavras mais americanas que existem. Ela é o nosso “legal” e, em alguns casos, serve para você dizer que está bem, como “I’m cool”. O primeiro indício é que ela tenha surgido na década de 30 como uma gíria para elegante, chique ou fashion. Já na década de 50, com o sucesso de “Birth of the cool”, do Miles Davis, ela se tornou mais conhecida. Mesmo naquela época, “cool” já era uma palavra muito flexível, com várias possibilidades de uso e de significado. Hoje, uma pessoa pode ser “cool” por pertencer a um grupo, por estar “na moda” ou por ser muito habilidosa com algo.

Awesome
Essa é uma outra palavra que teve vários significados durantes os anos. Originalmente, ela indicava “temor” e “terror”, procurava chamar a atenção. Hoje em dia, ela é uma gíria americana e britânica para “excelente”, “ótimo” ou “incrível”.

Gosh
“Gosh” é uma exclamação bem antiga e um bom exemplo de uso popular. Ela, na verdade, passou a ser usada para evitar dizer a palavra “God” (Deus), em frases exclamativas como “Oh my God!” (Ai, meu Deus!) ou “By God” (Por Deus). Então, para evitar falar o nome de Deus em vão, as pessoas passaram a usar “Gosh”. Existem até maneiras diferentes de falar Jesus, que são: “Gee” e “Golly”

Dude
Essa é mais uma palavra que você certamente já ouviu. A origem de “dude” é americana e era usada para descrever homens muito preocupados com roupas e aparência. No Oeste dos Estados Unidos, era usado para descrever homens ricos da cidade que passavam as férias numa fazenda – então, originalmente, “dude” era um termo para brincar com um certo tipo de homem. Hoje em dia, o significado é bem diferente. “Dude” é “cara”: “Hi dude, how’s it going?” (E aí, cara, como você está?)

Antsy
Já se sentiu agitado? Impaciente? Então, você já esteve “antsy”. Essa palavra é de origem norte-americana e alguns dizem que ela se originou da expressão “to have ants in your pants, ou seja, “estar com formiga nas calças”, o que deve deixar qualquer pessoa um pouco irritada!

Gostou da nossa seleção de palavras? Fale para a gente qual delas você já conhecia e usava, e see you soon!

Escrito por Sarah Oliveira.