Como discordar em inglês


É difícil discordar de alguém e mostrar seu ponto de vista sem ofender a pessoa. Ao mesmo tempo, é importante mostrar a sua opinião. Separamos algumas maneiras educadas de discordar em inglês sem ofender ninguém.

Primeiro, conheça a opinião da pessoa antes de discordar

Tenha certeza de que entendeu o que a outra pessoa está falando e que é um argumento válido antes de discordar. Isso mostra que você está prestando atenção ao que ela está falando, o que torna seu argumento mais forte. Para fazer isso, use frases como:

“I see what you’re saying, but…”
(Entendo o que você está dizendo, mas…)

“I understand where you’re coming from, but…”
(Entendo o que originou sua opinião, porém…)

“That’s a valid point, but…”
(Esse é um ponto válido, entretanto…)

Peça “desculpas” antes de apresentar seus motivos para discordar

Esse é um outro jeito de discordar com educação, suavizando o argumento que virá em seguida. Por exemplo:

“I’m sorry, but I disagree with you about this.”
(Desculpe, mas eu discordo de você em relação a isso.)

Não fale apenas que a outra pessoa está errada

Ao invés disso, dê motivos para explicar que uma outra ideia está certa. É difícil ouvir alguém dizer que você está errado, mas aprender algo novo e útil é sempre uma experiência positiva, mesmo que você não concorde com a resposta.

Mostre que não tem certeza sobre concordar com a pessoa

Essa é uma maneira comum de discordar. Expressões como “I’m not sure I agree with you about this” (Eu não sei se concordo com você sobre isso) ou “I don’t think I have the same opinion as you” (Eu não acho que tenho a mesma opinião que você) significam, na verdade, “I don’t agree” (Eu não concordo).

Concorde em discordar

Essa pode ser uma maneira útil de finalizar uma discussão em que você sabe que ninguém vai entrar em acordo. Ao dizer “Let’s agree to disagree” (Vamos concordar em discordar), você assume que não concorda, e nem vai, com a pessoa a respeito de um assunto específico e que vocês podem avançar a conversa para outro tópico.

Então, o que você achou dos métodos para discordar com alguém em inglês? Eles funcionam para você? Se não, pode discordar da gente e deixe sua opinião!

Escrito por Wil Procter.